Papa diz que diálogo é a solução para a crise no Chile



O papa Francisco disse, nesta quarta-feira (23), que acompanha com preocupação os protestos que ocorrem no Chile. “Faço votos de que, colocando fim às manifestações violentas, por meio do diálogo, os diferentes setores chilenos trabalhem para encontrar soluções, pelo bem de toda a população”, disse o Papa ao final da audiência geral.

A audiência geral ocorreu nesta manhã,  na Praça São Pedro, quando o pontífice dirigiu-se a milhares de peregrinos e fiéis, provenientes de diversas partes do mundo.

Protestos

Os protestos no Chile começaram na sexta-feira (18) depois do aumento do preço das passagens do metrô de Santiago – medida já suspensa pelo governo. Desde então, a população incluiu outras demandas sociais nas manifestações. Até o momento, 15 pessoas morreram. Por quatro noites consecutivas, as Forças Armadas decretaram toque de recolher.

Na noite de terça-feira (22), o presidente Sebastián Piñera fez um pronunciamento à nação para anunciar um pacote de medidas para melhorar a qualidade de vida da população e reconhecer a falta de visão.
“Diante das necessidades legítimas e das demandas sociais dos cidadãos, recebemos com humildade e clareza a mensagem que os chilenos nos deram”, afirmou o presidente Piñera em cadeia nacional.

Já no sábado (19), os bispos chilenos divulgaram declaração afirmando que a liderança no país deve “compreender o profundo mal-estar das pessoas e das famílias, atingidas por medidas iníquas e decisões arbitrárias que dizem respeito à vida delas de cada dia e por práticas diárias que consideram abusivas, porque atingem sobretudo os grupos mais vulneráveis”.

Fonte: Agência Brasil

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

21 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Sugiro ao dito Papa aí, fazer a dança da Deusa Pachamama, quem sabe a Deusa Natureza não vá lá e resolva esse problema.

  • KKKKKKKKKKK! 😀 Querem chamar e/ou acusar o Papa Francisco de “COMUNISTA”? Estejam à vontade, porém há grande probabilidade de dar m3rd@ e o TIRO SAIR PELA CULATRA, igualzinho ao que o Haddad fez com o Edir Macedo. 😉 KKKKKKKKKKKKK! 😀

  • Um papa que usa de sua autoridade para apoiar o luladrão e convida Stédile (MST) para participar de evento no Vaticano, que apóia movimentos sociais pela internacionalização da Amazônia num Sínodo e incentiva a ala progressita da igreja tá querendo paz ou diálogo? Ele está é apagando incêndio com gasolina. Um irresponsável total!

  • Lula também dizia que os problema da Venezuela, deveria ser resolvido através de diálogo, que conhecidencia não.

  • Esse sujeito NUNCA deveria ter ocupado esse cargo….NUNCA!

    É o isentão mais esquerdista/comunista que existe!!!

    Vem DESTRUINDO a Igreja de Pedro, PALHAÇO!

  • A igreja católica acabou?

    De lá agora só vem sínodo, Pachamama, pacto nas catacumbas com simulação de pacto de sangue, ossadas desaparecendo….. (não é por nada não, mas está muito claro que algo DEMAIS ESTRANHO anda por lá, não?)
    Onde está a igreja justa….Cadê Jesus Cristo!

    MEU DEUS TIRE ESSE CARA DE LÁ!

  • Pacto com simulação de sangue no altar, “Pacto da Catacumbras”….
    que coisa mais mórbida, Deus do céu!

  • Quem achava que o catolicismo ia acabar depois de uma invasão de bárbaros, que destruiria o Vaticano na ponta da espada , está completamente enganado.
    O Vaticano e a Igreja está se autodestruindo com posturas como que o papa está tomando. Se existem dois lados no Chile lutando , ambos são católicos , e se a luta não para , é porque um dos lados sente que está bem perto de vencer de forma definitiva . Parar agora , só beneficia o lado perdedor . De que lado você acha que o papa está para pedir dialogo e parar com os embates ?

  • Choque de realidade: Bergoglio é um erro da Rússia ocupando o lugar de Bento XVI para implantar a religião universal e impulsionar o Foro de São Paulo na América Latina. No fundo ele está vibrando com essa confusão toda. Simples assim.

  • ele deveria é ir dialogar com seus amiguinhos baderneiros e terroristas… por qué no te callas, milonguero ??

  • @Sergio Moldura , KKKKKKKKKK! 😀 As perguntas certas que vocês deveriam se fazer é: COMPENSA ATACAR O PAPA? Será que isso não atrairia a fúria de milhares/milhões de católicos? Será que não é uma PÉSSIMA ESTRATÉGIA POLÍTICA? Lembre-se é VOTO PRA CARAMBA que está em jogo, heim!? Fora o descontentamento do povão com medidas anti-populares do Goberno atual como a Reforma da Previdência, DESEMPREGO, corte na Educação, Saúde etc. É melhor vocês pensarem direito. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...