fbpx

Papa visita Tailândia e Japão para pedir desarmamento nuclear

 


O papa inicia hoje visita oficial à Ásia onde vai tratar de desarmamento nuclear global, luta contra o tráfico de pessoas além e participar de uma homenagem às pequenas comunidades católicas da Tailândia e Japão.

A viagem terá como ponto alto a visita às cidades japonesas de Nagasaki e Hiroshima. Nestes locais, o papa deve se encontrar com sobreviventes das bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos em 1945.

Francisco é apontado como o papa que mais condenou o uso e a propriedade de armas nucleares e deve repetir o apelo quando visitar as duas cidades. No último domingo, o papa divulgou uma mensagem pedindo para que “o poder destrutivo das armas nucleares nunca mais seja utilizado”.

A vontade de visitar as duas cidades tomou forma em 2017, depois de Francisco ver, pela primeira vez, uma fotografia captada em 1945 pelo fotógrafo norte-americano Joseph Roger O`Donnell, logo depois do bombardeio de Nagasaki. A imagem mostra um menino ao lado de seu irmão morto esperando o momento para levá-lo para o crematório.

No último dia desse ano, o papa enviou a fotografia para a imprensa com a mensagem “o fruto da guerra”, pedindo que se falasse dos perigos de uma guerra nuclear.

Os bombardeios (6 de agosto de 1945, em Hiroshima, e 9 de agosto do mesmo ano, em Nagasaki) provocaram a capitulação do Japão e o fim da segunda Guerra Mundial em 15 de agosto. Os ataques provocaram a morte de mais de 220 mil pessoas.

Além dos sobreviventes das bombas atómicas, o papa pretende também prestar homenagem às vítimas do desastre de março de 2011, ocorrido na central nuclear de Fukushima. Um terramoto de magnitude 9 provocou um `tsunami` que cortou a energia na central nuclear e suspendeu o sistema de refrigeração. Cem mil pessoas foram deslocadas e um rasto de radioatividade foi deixado por toda a região.

Os bispos japoneses reagiram pedindo, em 2016, a abolição de toda a energia nuclear. “Desejamos que Francisco fale sobre energia nuclear, já que apela frequentemente à proteção do ambiente”, disse o bispo Michael Goro Matsuura.

Fonte: Agência Brasil

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

8 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Aff..

    Agora a Santa Igreja quer criar pecados verdes, plano de melhores práticas energéticas para os governos, guia de recomendação militar para os países, como se o ser humano devesse abrir mão de todo conhecimento adquirido pela humanidade até hoje em troca da obediência cega a figuras políticas que manipulam os líderes religiosos..

    Esse é o Papa mais materialista que já conheci, ele está preocupado com a salvação da militância comunista esquerdista e não com a salvação das almas!

  • Nao é pra governo japonês que vai pedir né ? Talvez pq tenho QI baixo,não entendo o papel dos Papas do Vaticano pq não ouço declarações e ações q me chamam atenção.O sínodo da Amazônia foi uma surpresa,a propósito quais foram as conclusões disso ?

  • Fé e liberdade: O pensamento econômico da escolástica tardia

    Fé e Liberdade: O Pensamento Econômico da Escolástica Tardia é um daqueles estudos que facilmente se tornam essenciais para os demais estudos da mesma estirpe. Compreendendo a lacuna intelectual que existe entre a Idade Média Tardia e a moderna Ciências Econômicas, Alejandro A. Chafuen resolveu nos brindar com o mais completo e competente estudo sobre as inferências dos escolásticos sobre a ideia liberdade econômica. Uma obra que trará luz sobre aqueles que dependiam de frases instantâneas de populistas para forjarem suas convicções econômicas. De católicos distributivistas à protestantes socialistas, este trabalho é elementar para percebermos que os conceitos de fé e liberdade econômica não estão nada distantes como apregoam por aí.

  • Seria bem melhor se o papa se ate-se a falar da salvação das almas e do reinado de Jesus Cristo. Pois se o mundo está assim hoje em dia é falta de reconhecer Nosso Senhor como Rei e falta de Fé.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...