Para o governo de Dória, qualquer cadáver deve ser considerado potencial portador de covid-19

 


Uma mudança na forma de registro de mortes por covid-19 no Estado de São Paulo pode abrir brechas para haja aumento artificial dos casos.

A Resolução nº 26, assinada em 20 de março de 2020 pela Secretaria de Segurança Pública do Governo de São Paulo, considera que qualquer cadáver, independentemente da causa da morte, “é portador potencial de infecção por Covid-19”:

“Considerando que, segundo órgãos da Saúde Pública, durante a situação de pandemia, qualquer cadáver, independentemente da causa da morte ou da confirmação de exames laboratoriais deve ser considerado um portador potencial de infecção por Covid-19”.

A medida, publicada nesta sexta-feira (27) no Diário Oficial do Estado (DOE) pode estar inflando os casos de morte causadas pelo vírus chinês no Estado de São Paulo.

De acordo com o governo João Dória, estas regras são para “resguardar a saúde dos servidores da perícias criminal oficial, quanto para reduzir as possibilidades de contágio e disseminação da doença”.

A resolução determina ainda que todo cadáver, com suspeita ou não de infecção pelo novo Coronavírus, em ambientes extra ou intra-hospitalar, sem nenhum indício ou suspeita de crime, ficará sob responsabilidade do Serviço de Verificação de Óbitos do Município (SVOM).

Nesta sexta-feira, quase 20 cadáveres foram enterrados em caixões lacrados e com velórios de dez minutos em São Paulo por suspeita da covid-19.

 

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

21 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Se ele fosse eleito presidente do Brasil, mandaria o IBGE omitir o nordeste e a pobreza dos dados do país. O Brasil, seria repleto de ricos e seria motivo de Orgulho mundial, não teria homicídios, roubos, inflação desemprego, nem ninguém morreria nos hospitais durante os 4 anos de governo. No final do mandato seria homenageado pela ONU e receberia a canonização pelo Papa Francisco como Santo Dória.

  • Esse verme vai juntar o máximo de cadáver que poder e por na conta do Bolsonaro culpando pelo fim do confinamento…

  • Cadê a Deputada Estadual, Janaína Pascoal? que aos berros na câmera pediu a saída de Bolsonaro por um simples discurso? Não seria o caso dela ENCABEÇAR um pedido de IMPEACHMENT do Dória? Afinal isso para mim é um crime, ou seja que vai estourar na mídia (internet claro) e APENAS será exonerado o Sec. de Saúde?
    Com a palavra a “DESTEMIDA” Dra. Deputada Janaína Pascoal, por favor faça as honras.

  • Picareta social.
    CADEIA! Afasta do governo!
    Por decreto obriga Médicos ADULTERAREM atestado de óbito.
    Sai daí! Fora!

  • joao doria júnior cria vergonha nesta sua cara de pau safada.
    voce vai se dar muito mal com esta atitudes oportunista fazendo da morte um negocio para obter vantagens politicas seu verme .

    voce e o grande mercador da morte seu lixo.

    voce jamais vai ser presidente deste pais

  • Doria é um irresponsável que só pensa em ser presidente e o pior é ver que a grande mídia esta tratando ele muito bem sinal que se ele for eleito em 22 a teta volta para as emissoras esse sim é um mal caráter oportunista.

  • Dória rima com escória, e ele está mostrando que é, um cidadão que só pensa no poder custe o que custar, a vida dos outros não significa nada para ele .Uma nota de R$ 3, 00 deveria ter esta cara de engomadinho. Ele deveria ser processado por fazer, dito pelo próprio, o maior carnaval do Brasil, com o covid 19 já conhecido. O cara é um pulha.

  • Isso cabe cassação ao mandato do governador, burlando para conseguir mais recursos por constar covid19. Isto é fraude!

  • Fiquei entre a cruz e a espada no 2º turno para governador de SP.
    Decidi por esse oportunista, visto que queria mudar o sistema. Se existe uma coisa na minha vida de que tenho me arrependido de fazer: é ter votado nesse inescrupuloso.
    Espero que seja o único mandato dele.

  • Morreu em São Paulo, Dória manda contabilizar como morte provocada pelo Coronovírus-19. Com o aumento de mortes, o publicitário procura protagonizar a crise no Brasil e atacar o Presidente Bolsonaro.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...