fbpx

Para o governo de Dória, qualquer cadáver deve ser considerado potencial portador de covid-19

 


Uma mudança na forma de registro de mortes por covid-19 no Estado de São Paulo pode abrir brechas para haja aumento artificial dos casos.

A Resolução nº 26, assinada em 20 de março de 2020 pela Secretaria de Segurança Pública do Governo de São Paulo, considera que qualquer cadáver, independentemente da causa da morte, “é portador potencial de infecção por Covid-19”:

“Considerando que, segundo órgãos da Saúde Pública, durante a situação de pandemia, qualquer cadáver, independentemente da causa da morte ou da confirmação de exames laboratoriais deve ser considerado um portador potencial de infecção por Covid-19”.

A medida, publicada nesta sexta-feira (27) no Diário Oficial do Estado (DOE) pode estar inflando os casos de morte causadas pelo vírus chinês no Estado de São Paulo.

De acordo com o governo João Dória, estas regras são para “resguardar a saúde dos servidores da perícias criminal oficial, quanto para reduzir as possibilidades de contágio e disseminação da doença”.

A resolução determina ainda que todo cadáver, com suspeita ou não de infecção pelo novo Coronavírus, em ambientes extra ou intra-hospitalar, sem nenhum indício ou suspeita de crime, ficará sob responsabilidade do Serviço de Verificação de Óbitos do Município (SVOM).

Nesta sexta-feira, quase 20 cadáveres foram enterrados em caixões lacrados e com velórios de dez minutos em São Paulo por suspeita da covid-19.

 

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

37 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Se ele fosse eleito presidente do Brasil, mandaria o IBGE omitir o nordeste e a pobreza dos dados do país. O Brasil, seria repleto de ricos e seria motivo de Orgulho mundial, não teria homicídios, roubos, inflação desemprego, nem ninguém morreria nos hospitais durante os 4 anos de governo. No final do mandato seria homenageado pela ONU e receberia a canonização pelo Papa Francisco como Santo Dória.

  • Esse verme vai juntar o máximo de cadáver que poder e por na conta do Bolsonaro culpando pelo fim do confinamento…

  • Cadê a Deputada Estadual, Janaína Pascoal? que aos berros na câmera pediu a saída de Bolsonaro por um simples discurso? Não seria o caso dela ENCABEÇAR um pedido de IMPEACHMENT do Dória? Afinal isso para mim é um crime, ou seja que vai estourar na mídia (internet claro) e APENAS será exonerado o Sec. de Saúde?
    Com a palavra a “DESTEMIDA” Dra. Deputada Janaína Pascoal, por favor faça as honras.

  • Picareta social.
    CADEIA! Afasta do governo!
    Por decreto obriga Médicos ADULTERAREM atestado de óbito.
    Sai daí! Fora!

  • joao doria júnior cria vergonha nesta sua cara de pau safada.
    voce vai se dar muito mal com esta atitudes oportunista fazendo da morte um negocio para obter vantagens politicas seu verme .

    voce e o grande mercador da morte seu lixo.

    voce jamais vai ser presidente deste pais

  • Doria é um irresponsável que só pensa em ser presidente e o pior é ver que a grande mídia esta tratando ele muito bem sinal que se ele for eleito em 22 a teta volta para as emissoras esse sim é um mal caráter oportunista.

  • Dória rima com escória, e ele está mostrando que é, um cidadão que só pensa no poder custe o que custar, a vida dos outros não significa nada para ele .Uma nota de R$ 3, 00 deveria ter esta cara de engomadinho. Ele deveria ser processado por fazer, dito pelo próprio, o maior carnaval do Brasil, com o covid 19 já conhecido. O cara é um pulha.

  • Isso cabe cassação ao mandato do governador, burlando para conseguir mais recursos por constar covid19. Isto é fraude!

  • Fiquei entre a cruz e a espada no 2º turno para governador de SP.
    Decidi por esse oportunista, visto que queria mudar o sistema. Se existe uma coisa na minha vida de que tenho me arrependido de fazer: é ter votado nesse inescrupuloso.
    Espero que seja o único mandato dele.

  • Morreu em São Paulo, Dória manda contabilizar como morte provocada pelo Coronovírus-19. Com o aumento de mortes, o publicitário procura protagonizar a crise no Brasil e atacar o Presidente Bolsonaro.

  • Bom dia pessoal,
    Com muita raiva ouvi a notícia. É óbvio que esta é uma manobra para justificar as decisões exageradíssimas que esse cidadão está tomando em relação ao vírus chinês.

    Neste final de semana recebi por wahts app a certidão de óbito do Sr. Reginaldo Jacinto da Silva, matrícula 076562 01 55 2020 4 00036 271 0007542 15, falecido no dia 23/03 aos 57 anos.
    Na causa da morte consta COVID-19, apesar de ele ter morrido de acidente (ele era borracheiro e um pneu de caminhao o atingiu fatalmente ao estourar). Ele foi socorrido pelo SAMU.
    Tem testemunho de amigos que viram o acidente.
    Isso é muito grave.
    Gostaria de enviar a foto e os testemunhos para vocês. Por favor, entrem em contato comigo por e-mail.
    Continuem com esse trabalho verdadeiro e honesto, o Brasil agradece.
    Eliane Simonini-Stanner

  • Minha tia de 74 anos morreu no último sábado sem direito a velório em SP , saindo direto do hospital para o cemitério, sem a companhia de parentes, inclusive eu quem moro fora, tudo porque foi determinado que naquela ala, e essa informação foi dado pelo próprio MÉDICO do hospital quem cuidava dela e disse pra minha prima, que seria obrigado a liberar o corpo com procedimentos de quem tivesse o Covid 19, com caixão lacrado, já que a causa da morte não foi infarto e nem derrame!!! Ela foi internada por consequência de uma QUEDA ao se levantar da cama. Ela era usuária de balão de oxigênio há anos e por mais esse motivo foi tratada como se tivesse a doença!! Absurdo!!!!!

  • O governador quer favorecer ao crime de falsidade de documentos obitos, e obrigar aos medicos darem causa mortis errados.
    Logo logo terá olhos achinesados, pois na China escondem os que morrem de corona virus.
    Como acreditar no mentor originario do corona virus

  • É ILEGAL!
    Diploma legais e algumas considerações jurídicas:
    Lei federal n. 6.015/73, art. 77;
    Decreto Federal n. 20.931/1932, arts. 15 e 16;
    Decreto Federal n. 49.974-A/1961, art. 13;
    Código de Ética Médica (CME), art. 83

    Em síntese: As finalidades dos atestados de óbito são três: firmar a realidade do óbito, fornecer elementos para a estatística demógrafo-sanitária e esclarecer a causa jurídica da morte.
    De acordo com a lei o médico está obrigado a atestar o óbito de pessoa a quem assistiu profissionalmente em vida. A morte deve ter ocorrido em consequência da doença em curso, de alguma complicação decorrente da mesma, ou ainda de doença superveniente diagnosticada pele médico.
    Não é lícito ao médico atestar quando, tendo prestado assistência e tendo firmado um diagnóstico da doença, a morte lhe pareça suspeita, possivelmente envolvendo responsabilidade de terceiros.
    Por fim, mas SUMAMENTE IMPORTANTE:
    1) `Em caso de óbito suspeito de ter sido causado por doença transmissível, a autoridade sanitária competente promoverá o exame do cadáver, podendo realizar a viscerotomia, a necrópsia e tomar outras medidas que se fizerem necessárias à elucidação do diagnóstico. (v. art. 13 do Decreto Federal 49.975-A/1961);
    2) O médico tem o dever de fornecer o atestado de óbito, se vinha prestando assistência médica ao paciente, mas somente o fará depois de certificado pessoalmente da realidade da morte… declarando a exata causa mortis. (art. 83 do CEM)

  • Bruna, você tem o arquivo dessa edição do diário oficial? Isso é muito grave. Precisamos ter a comprovação dessa informação, para que possamos denunciar em todas as redes sociais.

  • Saiba o que os GOVERNADORES e Prefeitos estão fazendo pra ajudar o povo !

    Questionário do Estado de São Paulo:
    Prorrogaram o Vencimento do IPVA? NÃO
    Reduziram o ICMS sobre a conta de luz? NÃO
    Redução do ICMS sobre a conta de água? NÃO
    Redução do ICMS sobre a Combustíveis? NÃO
    Redução do ICMS sobre as Industrias? NÃO
    Redução do ICMS sobre o Comércio? NÃO
    Redução do ICMS sobre a Telefonia e Internet? NÃO
    Auxilio de Renda Minima do Estado para os Informais e Autônomos? NÃO
    Estão ajudando as Empresas a pagar os salários pra não haver demissões? NÃO
    Redução dos salários do ALTO ESCALÃO pra contribuir com as Verbas pra SAÚDE? CLARO QUE NÃO.
    E é o Presidente Bolsonaro que é chamado de incapaz,louco,ditador,homofóbico…….

    #Foradoria
    #ForaDoriaTrancarua.

    Compartilhe,faça uma pesquisa no seu estado e responda o questionário.

  • Pelamor, Bruna de Pieri, como vc pode distorcer a verdadeira Resolução 26, MENTINDO aos seus leitores, estimulando-os a relaxar ao isolamento. Quanta IRRESPONSABILIDADE!

  • Nas próximas eleições temos juntar e acabar carreira política do Doria o poder esta em nossas mãos vamos acabar com Doria

  • É triste ver o fanatismo. Uma jornalista que não consegue interpretar uma resolução. E nos comentários, ninguém para corrigir o erro evidente.

    A resolução não tem a ver com o preenchimento da certidão de óbito, nem com contabilização do morto pra covid-19. Essa última só se dá com teste positivo.

    A resolução é voltada para quem tem que MANUSEAR O CADÁVER e não sabe se este é portador ou não (seja porque morreu de outro quadro, seja porque morreu de quadro parecido com a covid-19, mas sem teste ou com teste mas sem resultado ainda). Nesse caso, você deve PRESUMIR QUE O CADÁVER É INFECTADO para fins de uso de luvas, máscara, etc.

    Não tem ABSOLUTAMENTE NADA A VER com alteração da causa mortis ou contabilização do morto como covid-19.

  • A determinação tem intuito de preservar os profissionais que já estão atuando sob alto risco de contaminação. A NÃO autopsia é recomendada em todo o mundo no caso de uma Pandemia.
    Existem casos (em situações normais – antes da pandemia) que um corpo demorava 5 até 10 dias para sair do IML, devido à falta de pessoal capacitado para realização da necropsia.
    Mas quem não concorda, assim como a Sra. Bruna, pode ser voluntário(a) na realização das autópsias no lugar dos legistas ! Talvez vocês tenham histórico de atleta e só vão pegar uma gripezinha…
    E quem está estarrecido com o velório de 10 minutos, pode oferecer o freezer da sua casa para guardar os corpos das pessoas enquanto é feita a autópsia. E também responder aos familiares porque eles terão de esperar 3 ou 4 meses para enterrar seus entes queridos…

  • Considerando que, segundo órgãos da Saúde Pública, durante a situação de pandemia, qualquer cadáver, enquanto não confirmada a causa da morte e excluída a presença de Covid-19, deve receber as mesmas cautelas dispensadas aos portadores do novo coronavírus;

    noticia falsa….o verdadeiro diario oficial , esta escrito o paragrafo acima!

  • Para resguardar a saúde dos servidores deveria fornecer EPI, mas superfaturar os negócios c a China foi mais interessante ao ver, governador corrupto deve ser indicado em crime contra a humanidade (QFS).

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...