Fernanda SallesMundoNotícias

Pessoas torturadas na Venezuela afirmam que torturadores eram cubanos

A ONG Instituto CASLA denunciou nesta terça-feira (27), que onze vítimas de tortura na Venezuela relataram ter sido torturadas por pessoas com “sotaque cubano”, segundo um relatório apresentado em Washington que compilou 106 casos de tortura física e psicológica em 2018.

“Este ano, pela primeira vez, compilamos 11 casos em que as testemunhas nos contaram que pessoas cubanas, com sotaque cubano, os estavam torturando”, disse Tamara Suju, diretora executiva do Instituto CASLA, em uma entrevista coletiva acompanhada pelo secretário geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro.

Suju indicou que neste ano 106 casos de tortura foram coletados e que entre 2014 e 2018 eles receberam 536 denúncias de abuso físico e psicológico na Venezuela.

“Estou apresentando hoje um relatório sobre padrões, sobre quais foram os padrões de tortura em 2018, quem foram as vítimas e quais foram os métodos”, disse o especialista.

Suju indicou que toda a documentação dos casos já foi enviada ao Tribunal Penal Internacional (TPI), que em setembro recebeu uma carta de Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru pedindo que investigasse os crimes contra a humanidade que estão sendo cometidos pela ditadura socialista de Nicolás Maduro.

Fonte: ONG Instituto CASLA, Jornal Brasil

Tags
Ver mais

Fernanda Salles

Jornalista/Repórter

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. Acabei de chegar da Espanha onde morei por 2,5 anos. Dei preferência para sempre que precisei de um serviço ajudar os refugiados venezuelanos que tinham acabado de chegar e estavam sem documentos para trabalhar legalmente. Os relatos são assustadores, a minha observação das condições físicas, psicológicas e de formação também, lá eles descobrem que viviam em uma farça.
    Sobre a relação com Cuba os relatos são de que a polícia que faz a segurança mais próxima de Maduro e também a que faz o controle mais duro das manifestações é um serviço contratado de Cuba assim como médicos também. Achei muito engraçado ter escutado isso de mais de uma pessoa e inclusive visto vídeos da atuação desta força policial cubana e nunca ter lido nada aqui no Brasil sobre isso. Não tenho certeza do nome dessa força policial, acho que é Barra Bravas.
    Não é só nós brasileiros que financiamos Cuba, Venezuela também.

  2. Deus tenha piedade do povo Venezuelano, e que Maduro receba 50x a mais o males que está infligindo a esse povo sofrido.

  3. Votamos e elegemos certo um PRESIDENTE e um VICE na hora _H.
    Este tais médicos aqui no Brasil…. sei não….
    GENTALHA o tal p/t-esquerda / tirania.
    XÔ 13.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close