Poder do Voto: aplicativo permite ao eleitor acompanhar parlamentares

Poder do voto
 


Foi instalado hoje (12/2) na frente do Parlamento, na Esplanada dos Ministérios, um binóculo gigante para comemorar o lançamento do aplicativo Poder do Voto. O aplicativo permite ao cidadão acompanhar discussões no Congresso e conhecer as diferentes opiniões sobre os temas.

Há versões para Android e iPhone, e é gratuito.

Mario Mello, fundador do Poder do Voto, informou que o usuário recebe alertas antes votações em plenário e pode se manifestar. “Você coloca a sua opinião e o parlamentar receberá um relatório de quantos são contra ou a favor”.

As opiniões dos eleitores são enviadas para os e-mails dos parlamentares: “O aplicativo tenta resolver três problemas: amnésia política, acompanhamento do parlamentar e responder à pergunta: ele representa ou não me representa?”, acrescentou.

O objetivo é fortalecer a cidadania: “É um instrumento de participação e cobrança, e o binóculo representa esse marco: transparência e aproximação com a atividade parlamentar”, disse Mario.

Bastião Carlos de Oliveira, taxista de 53 anos, acompanha o candidatos nos quais vota desde que se tornou eleitor, aos 18 anos, declarou: “Eu acompanho a política. Tem que ser, quem não gosta da política sofre nas mãos dos políticos. Se eles desvirtuam daquilo que prometeram, eu caio fora. Não voto mais nele”.

O binóculo ficará no local até dia sábado (16).

 * Com informações da Agência Brasil

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

3 Comentários

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...