fbpx

Polícia encontra galões com combustível utilizado para queimadas no Pará

Foto: Polícia Civil do Pará
 


A Polícia Civil do Pará apreendeu, em São Félix do Xingu, sul do Pará, dezenas de galões de gasolina que eram usados para queimadas.

O material foi encontrado na fazenda Ouro Verde, que fica na região da Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu.

O delegado da Polícia Civil, Alberone Lobato, que coordena a ação policial, informou que já foram ouvidos funcionários da fazenda, que confirmaram que o objetivo do uso do combustível era provocar o incêndio criminoso na floresta.

Ainda segundo as informações da polícia, o cumprimento do mandado de busca e apreensão ocorreu por volta das 19 horas, depois de sete horas de viagem por 190 quilômetros de “estrada de chão”.

As investigações apontam que Geraldo Daniel de Oliveira é o suspeito de ter contratado mais de 50 homens para derrubar 20 mil hectares na área de Proteção Ambiental Trunfo do Xingu.

Ele está com mandado de prisão decretado pela Justiça e permanece foragido. Ao todo, o grupo já derrubou e tocou fogo em mais de 5 mil hectares de área desmatada na fazenda.

Os galões encontrados eram de diversos tamanhos, a maioria, com capacidade para armazenar até 200 litros de combustível.

Além dos galões, foram encontrados gêneros alimentícios que eram fornecidos aos trabalhadores da fazenda encarregados em fazer as queimadas. Segundo o delegado, os trabalhadores relataram ainda que os galões, aos poucos, eram levados para o interior da mata para provocar a queimada.

Durante o cumprimento da busca e apreensão, no retiro da fazenda, a equipe de policiais encontrou dois funcionários de posse de um tambor com gasolina e galões de óleo diesel. O material também foi apreendido.

“Vamos permanecer na fazenda para ouvir todos os funcionários”, ressaltou o delegado. Um engenheiro ambiental de Belém ficou de ser acionado para realizar a perícia ambiental, como forma de materializar as provas do crime para encaminhar ao Ministério Público de São Félix do Xingu.

Polícia do Pará identificou suspeitos de provocar queimadas na Amazônia

Conforme noticiado pelo Terça Livre, a Polícia Civil do Pará identificou três suspeitos de provocar queimadas em área de floresta nativa no sudeste do estado.

Ainda nesta quinta-feira, policiais cumpriram mandados de busca e apreensão na casa dos suspeitos. Dois são irmãos e proprietários da fazenda Ouro Verde, em São Félix do Xingu, e o terceiro é gerente da propriedade.

Com informações da Polícia Civil

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

10 Comentários

Clique aqui para comentar

  • O galão é uma medida de volume para líquidos. Um galão corresponde a 3.785 litros, sendo assim, o galão não existe em diversos tamanhos.
    Infelizmente, após 25 anos de desinformação proporcionados por petralhas e sociopatas, o ensino aos jovens foi deteriorado ao nível semi-analfabetismo (Afff….).

  • Funcionários de uma fazenda foram pegos em flagrante, e os proprietários da fazenda estão foragidos, todos responsáveis por tocar fogo em mais de 5 mil hectáres na área de proteção ambiental… e o indivíduo está preocupado com a medida de um galão.
    Esses partidos políticos brasileiros sempre estão metidos em uma nojeira, independente de serem partidos de esquerda ou de direita. Ao invés de perder tempo com briguinha política as pessoas deveriam deixar a ignorância de lado e passar a dar importância ao que realmente importa: a saúde, a educacação, o meio ambiente, a segurança, e cobrar de todos esses políticos para que essas políticas públicas funcionem como devidamente devem ser.

  • Será que o Brasil não tem dinheiro para comprar alguns helicópteros para vigiar melhor nosso quintal precioso?

  • ga·lão 2
    (inglês gallon)
    substantivo masculino
    1. [Metrologia] Medida de capacidade para sólidos e líquidos, usada em países .anglo-saxônicos com equivalências variáveis.

    2. Recipiente para armazenar líquidos (ex.: água de galão).

    3. [Portugal] Copo de café com leite.

    4. .Jato desordenado do primeiro líquido que sai pelo gargalo.

    “galão”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/gal%C3%A3o [consultado em 31-08-2019].

  • Deveria haver legislação para empobrecer os mandantes destes crimes e usar o dinheiro para alimentar os funcionários (também são co-autores e deveriam responder por isso) para reflorestamento de algumas vezes mais daquilo que derrubaram. Fazer os funcionários reflorestar enquanto presos é uma medida sócio educativa que associada a educação ecológica os fará pensar melhor da próxima vez que alguém os contratar para praticar este tipo de ilícito.

  • Essa notícia de apreensão foi curiosa, pois demonstra duas coisas:
    1. A notícia pode ser interpretada tão somente como uma informação de um fato ou de uma maneira de evidenciar inverdades no discurso do governo quando este atribui o motivos das queimadas às causas naturais ou às ONGs como forma se retaliação. Mas antes uma pergunta: será que havia apreensões de material para incêndio criminoso antes desse episódio e não se noticiava ou não havia o policiamento? Eu tenho plena convicção que os crimes sempre existiram.
    2. O governo se mexeu após todo o celeuma e agora reforça brigadas, promove campanhas das instituições envolvidas para o combate e prevenção dos incêndios. Fiquemos atentos para ações administrativas que reestruture e dê autonomia aos órgãos de controle com a rigidez e isenção necessária bem como definir a política ambiental alinhada ao desenvolvimento sustentável na região.
    Entendo que não é facil, porém, o presidente poderia contribuir em não entrar em conflito com as nações oportunistas que agora apropriar-se da causa pra espezinhar-nos com interesses puramente comerciais. Diplomacia nessas horas é melhor que a truculência.

  • Devia fechar a fazenda com todos os envolvidos dentro. Obrigá-los a replantar é só liberar a galera depois que as área retomassem a cobertura anterior.

  • Caro Artêmio (ou minha arte) sim estou preocupado com medidas volumétricas e sua definições, assim como é utlizado uma medida territorial para dimensionar o tamanho de um país.
    Caríssima Raísa, eu não exacerbei a definição da palavra galão, mas como definição de medida volumétrica. Por exemplo, não se diz que um metro pode ter várias medidas, mas que um metro tem 100 centímetros ou mil milímetros, assim também é a definição volumétrica para galão.
    E sim, acredito que é crime gravíssimo colocar fogo em mata nativa ou qualquer outro tipo de mata ou floresta, assim como é crime gravíssimo jogar uma embalagem de qualquer produto no chão sem destiná-la para reciclagem.
    Meu comentário foi para ajudar a desenvolver uma crítica construtiva para o enriquecimento cultural e educacional dos jovens que não tiveram a oportunidade de estudar sem o envolvimento de cunho político.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...