Polícia Militar para o povo: 25 de agosto, o dia do soldado!

dia do soldado


O Terça Livre recebeu o texto abaixo de oficiais da Polícia Militar para compartilhar com vocês, nossos leitores.

Vamos comemorar juntos este dia: o dia dos homens e mulheres valentes que Deus preparou para proteger nossas famílias.

25 de Agosto – Dia do Soldado!

É a data onde nós, Soldados Brasileiros, nos renovamos ao recordar e enaltecer o passado brilhante de Duque de Caxias, um chefe militar vitorioso, um guerreiro obstinado e um homem de Estado que marcou a história de nosso País.

Profunda é a semelhança do legado de Caxias com a missão da Polícia Militar que, em primeiro momento, é a pacificadora de todos os conflitos sociais existentes, relegando à Justiça tão somente a pequena parcela que não encontra solução nas palavras e orientações dos Soldados da Radio-patrulha.

Nós, Policiais Militares, reverenciamos esta importante data por carregarmos em nosso coração o espírito do Soldado Brasileiro e o ideal do Soldado Bandeirante que sempre esteve comprometido com a nobre missão de proteger as pessoas, fazer cumprir as leis, combater o crime e preservar a ordem pública.

O Soldado da Polícia Militar, em tempo de paz, é a linha de frente de proteção da sociedade, arrisca sua vida, por vezes é ferido e até morto em defesa daquele que nem mesmo conhece. Dia e noite, chuva ou sol, calor ou frio, rico ou pobre, urbano ou rural, a Polícia Militar atende a tudo e a todos, independente das circunstâncias. Em tempo de guerra, alia-se aos irmãos das Forças Armadas como sua reserva. Enfim, o Soldado da Polícia Militar nunca descansa na nobre missão de guardar seu povo, em nosso caso, os brasileiros de São Paulo.

Especialmente hoje quando rendemos nossas homenagens ao Dia do Soldado, convido a todos a refletir sobre o lema de conduta de Duque de Caxias, diante da necessidade de manutenção da unidade nacional, que era: “Que uma só vontade nos una!”. E bradamos por essa vontade não nas dependências do Quartel do Comando Geral, como é tradicional, mas sim nas do Hospital da Polícia Militar, onde convalescem aqueles que doaram sua integridade física e expuseram a risco suas vidas em nome de São Paulo e do Brasil.

Somos todos Soldados!!!

Salles,
Coronel da Polícia Militar – Comandante Geral

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

4 Comentários

Clique aqui para comentar

Colunistas

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...