fbpx

Polícia prende secretário estadual de Educação do RJ

Pedro Fernandes
 


O secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes, foi preso nessa sexta-feira (11), na segunda fase da Operação Catarata. A Justiça investiga supostos desvios em contratos de assistência social no governo do estado e na Prefeitura do Rio de Janeiro.

Ao apresentar à polícia um exame que mostra estar com Covid-19, a prisão de Fernandes foi convertida em domiciliar. Outras três pessoas foram presas por suspeita de participar do suposto esquema ilícito que teria desviado R$ 17 milhões.

São elas: o empresário Flávio Salomão Chadud, o ex-delegado e pai de Flávio, Mario Jamil Chadud e o ex-diretor de administração financeira da Fundação Leão XIII, João Marcos Borges Mattos. Além disso, há um mandado de prisão para a ex-deputada Cristiane Brasil.

Em julho de 2019, na primeira fase da Operação Catarata, a Polícia Civil do RJ e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) prenderam sete pessoas suspeitas de fraudar licitações da Fundação Estadual Leão XIII, da qual Fernandes foi presidente.

Com o aprofundamento das investigações, a força-tarefa afirma que o esquema incluiu órgãos da Prefeitura do Rio, chefiados por Cristiane Brasil — a Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida e a Secretaria Municipal de Proteção à Pessoa com Deficiência.

Os contratos sob investigação, firmados entre 2013 e 2018, custaram quase R$ 120 milhões aos cofres públicos.

“Pedro Fernandes foi secretário na gestão do Sérgio Cabral, do Pesão e agora do Witzel. Daí já se vê que a escolha não é muito boa”, comentou Alan Lopes no Boletim da Manhã. “E, há pouco mais de dois meses, ele também foi alvo de outra operação: pelo desvio na questão das cestas básicas para as crianças nesse período de pandemia”, acrescentou.

Com informações, Revista Oeste

Assista aos comentários da notícia:

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...