Por vias democráticas não haverá mudança profunda em pouco tempo



Opinião: Por vias democráticas o país não vai mudar rapidamente. Carlos Bolsonaro foi irresponsável ao afirmar isso?

O anseio do brasileiro por transformações profundas nas instituições vai ficar para depois, para os nossos filhos ou netos. O nosso Senado barra impeachment no STF, o STF rasga a constituição, julga ladrão do PT antes de liberar remédio para quem está morrendo, deixa morrer. Tem senador do PDT preso em regime semiaberto que continua exercendo o mandato, mandando no país de dia, dormindo na cadeia à noite. Com qual democracia a gente resolve isso, afinal? O presidente do senado, Davi Alcolumbre, protege o Tofolli, o Tofolli faz balbúrdia no STF e fica tudo por isso mesmo. Gilmar Mendes ri e manda abrir as celas.

Não tem milagre democrático que resolva isso! Enquanto isso o povo pede para passar um cadeado na porta do Supremo Tribunal Federal, e com razão!  O povo exige, eles riem, fazem o oposto. Qual o próximo passo depois de exigir e ser ignorado?

Carlos Bolsonaro inflamou os defensores do “estado democrático de direito”, aquela expressão bonita que, na nossa realidade atual, significa um estado de coisas estático, exatamente do jeito que estavam, do jeito que ainda estão.

Sobre o Colunista

Fernanda Salles

Fernanda Salles

Jornalista/Repórter

26 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Está na hora da direita civilizada e racional agir para acabar com esse novo mau, que é essa direita idiotizada e fanática, moldada pelas redes sociais.

    “Enquanto isso o povo pede para passar um cadeado na porta do Supremo Tribunal Federal”

    O povo não pediu isso. Você não pode pegar a opinião de uma parcela e colocá-la como se fosse a opinião da maioria. O que eu e muitos já pediram é a retirada por vias democráticas dos sujeitos maléficos do STF, do Congresso e da Presidência, quando for o caso.

    Para saber o que a moça afirmou, é necessário alguma eleição em que o povo em sua maioria vote para isso. Essa afirmação dela é baseada em uma parcela que pensa assim, logo não é o povo, apenas parte dele.

  • O baque político que aconteceu depois da posse do nosso presidente, ocasionou em uma desintoxicação tremenda nas massas. Alterou sim, a previsibilidade do governo no qual todos os brasileiros já previam: – Desgraças e mais desgraças.

    Eu ainda tenho fé, na verdade, fico impressionado como as mudanças vem acontecendo com rapidez… Fernanda, daremos um jeito!

    A melhor característica do mal é que ele acaba, ele não é bom para se manter.. Eu sei que é óbvio, mas é como eu projeto o país mais pra frente ao passo que a população vai sentindo a guerra cultural que está mais do que evidente nos dias de hoje, adquirindo assim, a ideologia de liberdade econômica e o pensamento de bem comum coletivo.

  • O Brasil precisa de um AI-5 reforçado e adaptado aos dias atuais, para consertar as falhas do passado, fazer a FAXINA GERAL e não deixar mais herança maldita para o futuro.

  • “Democracia”
    “Vias democráticas”
    “Estado democrático de direito”

    Expressões polissêmicas… Seu significado depende da boca quem elas saem.

    Já foi o tempo em que a gente podia afirmar ter certeza de que ter entendido o que fora dito por alguém, independentemente de sua ideologia ou interesses.

    Hoje, o cara fala uma coisa e cada um interpreta como quer, de acordo com sua ideologia ou interesses. A imprensa enviesada não quer ajudar o País, porque não admite admitir (o pleonasmo é proposital) que foi derrotada e está sendo desmascarada.

  • Luis A. Ribeiro, esta grosseria da sua parte falando contra a direita que acordou graças a internet e redes sociais, é ridícula, e deixo aqui minha nota de repúdio ao seu comentário, vc foi infeliz.
    A “direita” a qual o Sr. Luis se refere, os ditos intelectuais, os que tem o ego gigantesco, que pensam que são mais inteligentes que os outros como o Kim Katagiri, são apenas isso egos inflados, querem o poder pq acreditam que sabem oque é melhor para todos (ditadores), ser inteligente como o Kim Katagiri não basta se vc não tiver sensibilidade, experiência e vivência, de nada adianta ter um QI de 300 se vc não viveu o suficiente para aplicar sabiamente, “com grandes poderes vem grandes responsabilidades”, e uma delas, é se olhar no espelho e ver que não é Deus, que não é melhor que ninguém, pois somos todos iguais com experiências de vida diferentes, com pontos de vista diferentes.
    Antes de vc difamar a direita que acordou por causa das redes sociais, antes de se declarar o inteligente, sábio, culto e democrático, saiba dividir o seu conhecimento e elucidar pessoas para que o grupo de elucidados e pensadores esclarecidos, cresça, não guarde para sí, oq vc pensa que é conhecimento, pq isso é burrice, nenhum exército vence uma batalha sem os seus soldados treinados e instruídos, o general arrogante perde batalhas e morre no esquecimento do seu conhecimento, o general humilde divide o seu conhecimento para alcançar a vitória e o reconhecimento, e sua história será contada com grande orgulho.
    Agora sobre falar de fanáticos, vc está confundindo, somos todos brasileiros indignados com a corrupção instaurada no nosso país para escravizar através de impostos, falta de conhecimento, falta instrução, falta de valores morais e familiares o povo trabalhador e de bem, a indignação é por ver o escoamento do dinheiro publico para financiar governos de ditadores em outros países, ver o dinheiro publico sendo utilizado para amostras de pedofilia e outros absurdos expostos as nossas crianças, ver o dinheiro público ser desviado para um porto marítimo em um país comunista ao invés de ser aplicado na saúde, educação e segurança, não confunda indignação com fanatismo, pq se fossemos fanáticos já teríamos invadido o STF e resolvido o problema.
    Então Luis não venha até aqui vomitar a sua inteligência pensando que vc sabe mais que os outros pq a meu ver vc não sabe nada, é apenas um general arrogante.
    Sim o povo quer o STF fora, pelo menos esses ministros que estão ai rasgando a constituição a todo momento, procure que vc vai encontrar a grande maioria exigindo isso.
    Luis vc não é um mal menino só te falta experiência de vida, amadureça, tenha sensibilidade, se olhe no espelho, tenho certeza que vc vai se tornar uma pessoa melhor.
    Não esquece não era isso que eu queria dizer, Luis vai se foder vc e a sua “direita intelectual” que não sabem nada só pensam que sabem.
    Desculpe mas foi uma forma de me expressar não queria xingar.
    Sou direita rede social e estou atrás de conhecimento para me tornar uma pessoa mais esclarecida e adquiri e mais humilde.
    Abraço a todos.

  • Luis, quanto idiotice…ou vc esta a favor ou vc e contra..e vc e contra o brasil, basta ver suas palavras idiotas….a amioria quer sim, moralização, para isso tem que haver sim, paralização nesta instituição mediocre que se tornou esse STF inutil e dispendioso, parece que vc não é homem o suficiente para enfrentar o inimigo, e mais um covarde boçal q se esconde atras de uma tela, e ataca se fazendo de vitima…sujeitos ordinarios como vc são a escoria que queremos varrer pra debaixo do tapete. Fora com gente de sua raça imunda e perigosa!

  • Pela escrita do Luis A. Ribeiro vejo como há analfabetos, que não sabem interpretar o que o Carlos afirmou, e diga, com toda a razão. E por causa de sujeitos incultos e incautos que os trabalhadores honestos sofre dia a dia. TEM RAZÃO CARLOS, SE NÃO FOR PELAS VIAS DEMOCRÁTICAS, QUE NUNCA EXISTIU(VIVEMOS NUMA SOCIEDADE MANIPULADA PELA ESQUERDA) , A ÚNICA SAÍDA SERÁ UMA GUERRA CIVIL E APOSTAR QUE AS FORÇAS ARMADAS ESTARÁ JUNTO COM O POVO CONTRAS ESTES ESQUERDOPATAS SANGUINÁRIOS E CRÁPULAS FDP, CASO CONTRÁRIO AS FUTURAS GERAÇÕES DOS BRASILEIROS VIVERÁ SOB A ÓTICA DE UMA NOVA VENEZUELA.

  • Concordo com o Luis e vou mais fundo na análise. O que o Luis falou pode ser comprovado facilmente em vários lugares. Há algumas pessoas que fazem comentários racionais, equilibrados e críticos. Quando o comentário crítico fundamentado em verdade é direcionado ao Presidente Bolsonaro, muitos de seus eleitores atacam sem argumento e usando o vocabulário chulo e marginal.

    Ficar ao lado do Brasil é ir contra todos que pratiquem atitudes nocivas à nação, seja Lula, Dilma ou Bolsonaro.

    O próprio Flávio Bolsonaro está trabalhando para barrar a CPI da Lava Toga. E o Bolsonaro pai está em silêncio. O silêncio diante disso é a aceitação.

    Vale lembrar que todas as investigações sobre lavagem de dinheiro foram interrompidas no Brasil em função do processo do Flávio Bolsonaro. E o Bolsonaro ficou quieto.

    Essas atitudes, além de entrar no campo da obscuridade, são maléficas ao combate à corrupção e ao Brasil.

  • Perfeito. Análise corretíssima. Só os politicamente corretos desejam um banana no poder, com a esquerda destruindo o que resta do País, com total liberação dos costumes e anarquismo crônico nas instituições de ensino. O Brasil para se firmar definitivamente não precisa de opinião nem interferência de países europeus colonialistas. Se não houver estado de sítio o governo atual vai ser cooptado pelos corruptos como todos os anteriores.

  • Realmente, isso é algo preocupante, Lucas. Era evidente que o Bolsonaro era o mais desqualificado entre todos os candidatos. Contudo, sempre me aparentou uma seriedade em relação à intolerância à corrupção. Os fatos que vêm aparecendo são surpreendentes.

    Além disso, o desalinho entre o que prometeu e o que vem fazendo efetivamente é alto. Prometeu que não haveria aposentadoria aos 65 anos e foi isso que ele fez.
    Prometeu que não criaria uma CPMF e já está projetando uma CPMF com o Guedes.
    Prometeu que fortaleceria o combate à corrupção e à lava jato. Agora, está atacando Deltan e a Lava-jato. O próprio ex-procurador da lava jato, Carlos Fernando, está reconhecendo isso.

    Outro ponto importante é a covardia nítida diante do STF.
    Quando houve a licitação dos camarões, muitos deputados e senadores se posicionaram contra e o Bolsonaro não teve uma posição.
    Quando as investigações de lavagem de dinheiro foram paralisadas por causa do Flávio Bolsonaro, Bolsonaro se silenciou.

    Isso tudo mostra que a valentia dele era apenas para o PT. Diante do STF, ele se acovarda completamente. Não precisaria atacar ou ofender, mas apenas se posicionar contrariamente.

  • Luis, o problema também é o pensamento superficial das pessoas em pensar que Direita é ótima e Esquerda é lixo. Esse raciocínio raso está fazendo parte do povo ainda fechar os olhos para muitas atitudes erradas do Bolsonaro. Mas também estou percebendo que muitos bolsonaristas, como eu, está criticando as atitudes erradas e questionáveis.

    O PT já passou e graças a Deus está enfraquecido. E me dói ver o Flávio Bolsonaro se esconder igualmente aos petistas corruptos. Dói também ver que o Presidente está quieto e lutando claramente para livrar o filho.

  • Sou bolsonaristas apenas por ele ter demonstrado apoio à Lava Jato e ao Moro. Isto é, antes de ser eleitor do Bolsonaro, eu sou um lavajatista. A Lava Jato, depois que jogou muitos corruptos na prisão, como Lula, tornou-se esperança.

    Quando o Bolsonaro tiver essas atitudes contra a Lava Jato, eu vou criticar sempre. E infelizmente ele tem feito isso para livrar o filho.

    Se era para atrapalhar o combate à corrupção, poderiamos ter optado pelo maldito PT, o qual não lutou contra Lava Jato como Bolsonaro tem feito.

  • Nessa parte, o Presidente tem tomando algumas atitudes que não inspiram confiança. Espero muito aquele Bolsonaro que no começo disse “se meu filho errou, que pague”.
    Sobre a CPMF citada, vai ser uma palhaçada das grandes. Ele disse que não criaria e que qualquer noticia disso vai ser um tapa na minha cara. Eu defendi muito o Bolsonaro na campanha, mas não vou aceitar ele falando uma coisa e fazendo outra.

  • Lucas, também sou a favor da Lava jato (apesar de guardar críticas pontuais).

    Por isso, estou esperando o apoio publico do Bolsonaro à CPI da Lava Toga. Já é estarrecedor o filho Flávio estar trabalhando para barrar.

    Vale lembrar que o Deltan (chamado de esquerdista pelo Presidente) já disse que o Bolsonaro está se distanciando do combate à corrupção (basta pesquisar).

    Quero ver publicamente o apoio à CPI da Lava Toga e o repúdio à decisão do Toffoli de barrar as investigações sobre lavagem de dinheiro. Pouco importa se vai prejudicar o filho, o que importa é o combate à corrupção.

  • De acordo, Luis. Se Flávio Bolsonaro roubou que vá para cadeia.
    Bolsonaro está quieto e não deu apoio público à Lava Jato. Também não deu apoio a CPI da Lava Toga.

    Quero a Lava Jato forte. É isso que me interessa.

  • Está na hora de esse Presidente, que escolhi por apoiar a Lava jato, para de falar de esquerda isso e esquerda aquilo e parar de falar besteira.

    Quero que ele abra a boca para defender a Lava Jato.
    Que abra a boca para apoiar a CPI da Lava Toga.
    Que abra a boca para criticar a decisão do Toffoli que barrou todas as investigações de lavagem de dinheiro (dane-se se Flávio for para cadeia).

    Sou a favor do Brasil e da Laja Jato que até agora lutou contra corrupção. Não tenho amor ao Bolsonaro, principalmente com essas atitudes estranhas.

  • O PT já passou e não merece todo esse tempo desperdiçado.
    Como a terra está arrasada, Bolsonaro deveria se centrar em projetos, principalmente econômicos, e continuar a defender medidas anticorruptivas (o que ele parou por causa do filho). O foco agora deveria ser em ações que tirem o Brasil desse cenário nefasto iniciado pelo Lula que criou a alta Dívida Pública.

    Não se sabe até agora um projeto econômico além da Previdência. Todos os demais candidatos possuiam medidas para alavancagem da Economia (se daria certou ou não é outra história). Bolsonaro, junto com Guedes, não apresentou uma medida econômica que os demais já tinham prontas e finalizadas.
    Não se corrige o que o Lula e Dilma fizeram do dia para noite. Mas isso não serve de desculpa para ausência de projetos econômicos em oito meses.

    E infelizmente o que assistimos é tempo e energia desperdiçados com coisas fúteis e obscuras.

  • Os políticos que aí estão ( muitos Governadores , Senadores , Deputados Estaduais e Federais , Prefeitos , Vereadores , etc… etc… ) TUDO FARÃO PARA QUE NADA MUDE . Junte-se a eles o Judiciário e Ministério Público e estaremos empacados . Só uma QUEBRA INSTITUCIONAL pode fazer as mudanças necessárias , rápidas e radicais . Ao contrário vamos demorar uns 100 anos para colocar o Brasil nos trilhos , novamente .

  • Luis, perfeito.
    Existem mesmo duas direitas. Uma é correta e coerente; a outra é uma direita burra, ofensiva e chula. A direita do Bolsonaro é essa segunda.
    Basta ver como seus eleitores arruaceiros se posicionam em redes sociais.
    A parte fanática desses eleitores apenas fala de esquerda, comunismo. E não sabem nada dos projetos e atitudes que Bolsonaro vem tomando.

  • Exatamente, Paula. Agora, o foco é observar atentando o que Bolsonaro -e todos os políticos- estão fazendo. Infelizmente, há muita gente que vive falando de esquerda enquanto o Bolsonaro está praticando práticas iguais -outras até piores- que seus antecessores.

    O Bolsonaro é extremamente desqualificado e todo seu governo visivelmente se baseia em improvisação. Prova disso é que levou 3 meses para apresentar sua proposta da Previdência (seus concorrentes já tinham elas prontas) e até agora não apresentou uma proposta para econômia (seus concorrentes já tinham propostas também).

    Sem contar o que disse em campanha e fez o contrário.
    – Aposentadoria aos 65 anos (mentiu)
    – Implantação de CPMF (já está em andamento)

    Agora, temos que focar em projetos e nessas atitudes suspeitas que Bolsonaro vem praticando para proteger seu filho.

  • Está na hora de nós, coloco-me também, para de “mitar” e “lacrar” e acompanhar a política criticamente e não ter Bolsonaro como ídolo.

  • Ele falou corretamente! Pois na democracia infelizmente vc lida com corruptos, que não vão aprovar projetos de leis que vá prejudicar seus esquemas de propina!

  • Não apoio nenhum tipo de intervenção militar, nem mesmo algum tipo de golpe por parte do Bolsonaro. O que está acontecendo é simples: o poder foi conquistado pela direita muito cedo, antes mesmo de conquistar a hegemonia cultural. Nosso foco não deve ser concorrer a cargos públicos, mas sim ajudar a mudar o cenário espiritual e cultural desse país. O desenvolvimento espiritual e cultural precede a prosperidade e riqueza. Não há como encher o buxo e depois, só depois, pensar em alimentar a alma e fortalecer a moral.

  • Só tem duas maneiras de vocês “derrubarem” o STF: ou vocês pegam os ministros cometendo CRIMES EM FLAGRANTE, i.e., violando/desobedecendo de modo claro e inequívoco a Constituição OU vocês MUDAM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA atual que é genérica, permissiva, impugnativa, interpretativa etc DEMAIS! 😐 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

Blog Authors

Alexandre PachecoAlexandre Pacheco

Alexandre Pacheco é Professor de Direito na FGV, Advogado, Palestra...

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...