fbpx

Quase 21 mil brasileiros já foram repatriados com a ajuda do Itamaraty

 


Segundo balanço recente do Ministério das Relações Exteriores, divulgado na quarta-feira (6), o número estimado de brasileiros repatriados com apoio das Embaixadas e Consulados até o dia 5 de maio é de 20.746 pessoas.,

O número estimado de brasileiros com passagens aéreas canceladas e/ou desvalidos aguardando repatriação, até  5 de maio: cerca de 4.600 pessoas

  • 1º de maio – Guiana Francesa – 2  brasileiros repatriados;
  • 2 de maio – França – 79 brasileiros repatriados;
  • 3 de maio – Tailândia – 7 brasileiros repatriados; + (337) Reino Unido;
  • 4 de maio – Camboja: 7 brasileiros repatriados;
  • 5 de maio – Turquia – 99 brasileiros repatriados. Foram dois momentos: 1) embaixada em Ancara recolhe 50 brasileiros em 20 cidades e os transporta de ônibus para Istambul; e 2) os 50 se juntam a 49 que estavam em Istambul.

Auxílio consular

O Ministério das Relações Exteriores organizou em Brasília (DF) o Grupo Consular de Crise (G-Con), que funciona de forma integrada com as embaixadas e consulados. O grupo tem cinco equipes organizadas por área geográfica, formadas por servidores em Brasília e nos postos.

O MRE também disponibilizou um formulário emergencial de auxílio consular para os brasileiros no exterior que estão sendo afetados pela crise do novo coronavírus.

O Itamaraty tem enviado alertas por meio dos perfis da embaixada ou consulado de cada região, além de informar pelo portal consular. Lá, é possível encontrar informações sobre medidas de restrição de circulação determinadas pelo governo local, voos de volta ao Brasil, medidas de apoio aos brasileiros e contatos dos agentes consulares.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...