Rede Globo: Renovação da Concessão ou Caos



A impossibilidade de obter as certidões negativas para renovação da concessão ou o simples gosto pelo caos. Qual hipótese motiva a Rede Globo?

Por Guilherme Galvão Villani

O apresentador e editor-chefe da redação do Jornal Nacional-Rede Globo, William Bonner, anuncia uma matéria dos jornalistas Paulo Renato Soares, Tyndaro Menezes e Leslie Leitão “envolvendo” o Presidente da República Jair Messias Bolsonaro no assassinato da vereadora do PSOL Marielle Franco do PSOL-RJ.

Surpreso? Sim, um pouco. Mas é compreensível.

Um vaidoso apresentador-editor-chefe do JN com o âmago ferido ao vivo em rede nacional (há um ano atrás) e jornalistas esquerdistas, um deles com o mesmo sobrenome de Míriam Leitão, a ex-guerrilheira e jornalista que “sobrenaturalmente” foi obrigada a ler uma constrangedora “nota psicografada” do antigo chefe (e apoiador do regime militar) Roberto Marinho, resolveram dar o “troco” após um ano da eleição do desafeto hoje presidente do Brasil.

O nível do “jornalismo investigativo” apresentado somente reforça o que Jair Bolsonaro havia relatado antes de ontem: não passam de hienas que vivem às custas de carcaças.

A matéria “jornalística” não deixa de demonstrar que há muitas pessoas que tem total interesse de desestabilizar o governo democraticamente eleito e levar o Brasil ao caos.

É uma guerra declarada.

De um lado uma poderosa mas decadente emissora de âmbito nacional e seus jornalistas esquerdistas, de outro lado o presidente eleito com ajuda das tias do zap-zap, dos defensores da lei e ordem, das pessoas cansadas de corrupção, dos liberais anti-PT e dos conservadores.

A principal batalha, as eleições de 2018, foram vencidas pelo improvável candidato Jair Bolsonaro.

A batalha em curso conta com os derrotados na eleição e com os caroneiros-desertores de primeira hora contra o presidente.

O Brasil merecia sorte melhor.

Temos que assistir atônitos, com ares de “exclusividade” e “jornalismo de qualidade”, uma matéria sem pé nem cabeça que contradiz todo o rumo da investigação do assassinato da vereadora do PSOL-RJ.

O mecanismo é foda. Logo no início da reportagem já se subentende o sentido da “reportagem”, levar o caso Marielle para o STF e chantagear o presidente eleito.

O mesmo STF que atua para soltar Lula, um dos mentores da morte do prefeito Celso Daniel PT-SP de acordo com Marcos Valério, o operador financeiro do mensalão petista.

A renovação da concessão da Rede Globo de televisão é um negócio bilionário. A simples hipótese de não-renovação já inviabiliza contratos de longo prazo da emissora.

Mas este problema pode ter sido criado pela própria emissora.

De acordo com inúmeros blogs e sites esquerdistas na internet, a servidora da Receita Federal Cristina Maris Ribeiro da Silva interrompeu suas férias para ir no dia 2 de janeiro de 2007 para adentrar as dependências da RF e roubar inúmeros processos de autuação por não pagamento de ICMS.

O processo em que a Rede Globo estaria envolvida seria de R$ 600 milhões devidos ao Estado do Rio de Janeiro por não pagamento de ICMS sobre propagandas e sonegação de impostos na aquisição dos direitos da Copa do Mundo FIFA 2002.

Cristina chegou a ser presa em 2007, mas solta por um habeas corpus concedido por Gilmar Mendes.

Presa novamente em 2013, já deve estar solta.

Em reportagem da Folha de SP ainda em 2013:

A hipótese levantada pelo jornalista esquerdista do DCM e ex-funcionário da Rede Globo Joaquim de Carvalho é plausível.

A Rede Globo não possuiria as certidões negativas em 2007, o processo sumiu às vésperas de ser executado e virar dívida ativa. Posteriormente a companhia reconheceu o débito, aderiu ao Refis e quitou o débito. Com aquele desconto camarada que era dado aos grandes devedores do Estado.

Até 2022 a emissora terá que estar com as certidões negativas de débitos em ordem. O presidente acolhe o pedido de renovação e encaminha para o congresso nacional que vota pela renovação ou não da concessão.

O que se pode interpretar das Demonstrações de Resultados da Globo Comunicação e Participações S.A. é que o conglomerado enfrenta redução significativa dos resultados operacionais em 2018. Devido ao seu robusto caixa, as receitas financeiras superam as despesas. No entanto o crescimento das despesas financeiras crescem significativamente.

Não há hipótese de dificuldades financeiras no curto prazo a não ser que os resultados operacionais continuem ruins por alguns anos. O que é absolutamente possível dado o desgaste da emissora junto à opinião pública e o crescimento da internet como fonte de informação. 

 

REORGANIZAÇÃO INTERNA E POSSÍVEL CONFLITO

Há reportagens que indicam que a Globo está renegociando os contratos de seus funcionários do regime de Pessoa Jurídica para CLT (carteira assinada).

A alteração implica menos dinheiro no bolso do funcionário e mais encargos trabalhistas. No entanto menos processos trabalhistas para a companhia.

Não entendo que a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas seria prerrogativa para renovação da concessão da emissora de televisão.

Mas acredito que é um motivo suficiente para inflamar os jornalistas da emissora contra o presidente visto que este expôs tais contratos “PJs”em duas ocasiões no ano passado (entrevista com presidenciáveis na Globo News e no Jornal Nacional).

Neste caso o time de redação estaria atuando de forma autônoma, simplesmente para desestabilizar a presidência por livre e espontânea esquerdopatia.

 

UMA OUTRA HIPÓTESE – A DA GLOBO NÃO POSSUIR CAPACIDADE DE OBTER AS CERTIDÕES NEGATIVAS

Conforme a própria Globo noticiou, via Valor Econômico no dia 28 de Agosto de 2019:

“O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu… …que só é possível a expedição de certidões de regularidade fiscal para matriz e filiais se todos os estabelecimentos estiverem em situação regular.

Com a decisão, se uma das filiais da empresa, por exemplo, tiver débitos em aberto, nenhuma das demais ou a matriz poderão ter acesso às certidões negativas de débito ou certidões positivas com efeitos de negativas – que serve para casos em que a exigibilidade da dívida está suspensa ou há garantia em ações judiciais.

Até então, a jurisprudência do STJ considerava matriz e filiais como contribuintes autônomos e, por esse motivo, tratava a situação da regularidade fiscal de forma individualizada. A decisão tem um impacto grande para as empresas, principalmente para aquelas que contratam com o poder público. As certidões costumam ser exigidas tanto em licitações como em parcerias público-privadas.

E aqui pode sustentar a hipótese que a Família Marinho atua deliberadamente para desestabilizar o presidente eleito.

Ciente do cenário adverso de suas empresas no médio prazo e a possibilidade de não se adequar às exigências legais para a renovação das concessões de rádio e televisão, os Marinhos em conjunto com seus funcionários declaram guerra aberta contra o presidente eleito no objetivo de levar o Brasil ao caos.

E assim garantir sua sobrevivência com um novo governo adepto do toma-lá-dá-cá entre imprensa tradicional e governo: me dá dinheiro e renova minha concessão que te deixo em paz.

 

 

 

 

Fontes:

http://www.intervozes.org.br/direitoacomunicacao/?p=19334https://www.conversaafiada.com.br/pig/dcm-globo-deve-mais-de-r-750-milhoes-ao-rjhttps://www.conversaafiada.com.br/pig/mulher-que-sumiu-com-processo-da-globo-na-receita-vai-em-canahttps://www.diariodocentrodomundo.com.br/presa-a-mulher-que-ajudou-os-donos-da-globo-a-se-livrarem-de-um-processo-por-crime-de-sonegacao-por-joaquim-de-carvalho/amp/https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/07/1312205-ex-servidora-do-fisco-e-condenada-a-prisao.shtmlhttps://www.diariodocentrodomundo.com.br/exclusivo-como-a-globo-conseguiu-renovar-a-concessao-apesar-de-dever-ao-fisco/https://www.diariodocentrodomundo.com.br/author/joaquim-de-carvalho/https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/ooops/2019/06/13/globo-sugere-renegociar-contratos-de-jornalistas-e-causa-tensao-e-duvidas.htmhttps://rd1.com.br/jornalistas-da-globo-entram-em-crise-com-possivel-diminuicao-de-salario/https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2019/08/28/stj-muda-entendimento-sobre-emissao-de-certidoes-fiscais.ghtml

Sobre o Colunista

Guilherme Galvão Villani

Guilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atua em Mercados de Capitais. Agente Autônomo de Investimentos.

53 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Terça Livre vocês que deveriam ter um espaço maior na mídia, parabéns pelo ótimo trabalho de toda equipe.

  • Só idiotas acreditam em qualquer coisa desse texto. Falar mal da Globo sempre foi atividade pra molecada de esquerda dos centros acadêmicos, agora os babacas de direita compram o mesmo discurso.

  • A Globo criou este tal de Bolsonaro, na verdade nem a Globo nem Bolsonaro, nem família Bolsonaro, nem seus discípulos valem nada. Se matem porque é isso que vocês estão fazendo, se matando, porque o mau por sí se destrói.

  • Defensores desse desgoverno, recheado de corruptos disfarçados de “homens de bem” são tão insuportáveis quanto os defensores do molusco que tá preso lá em Curitiba. Não existe santo nesse meio político, não existe honesto na política, o que existe são diferentes formas de fazer o povo de otário, não existe direita e esquerda no Brasil, a única direção desses políticos é foder com o povo e garantir as suas regalias e dos seus descendentes por décadas. E os defensores, tanto da chamada “esquerda” quanto os da chamada “direita” ficam se degladiando pra defender o seu bandido de estimação. Quando entenderão que ninguém tem o mínimo interesse em melhorar a vida do povo, o único interesse é o benefício próprio.

  • Fecha esse lixo de emissora por decreto sr presidente,rodeia esse pardieiro de milicos,ninguém entra,aí quero ver esses vermes pedir arrego.

  • A BRIGA DE BLSN COM A GLOBO PARECE BRIGA ENTRE LACRAIA E ESCORPIÃO, DUAS CRIATURAS REPUGNANTES, QUE VIVEM EM ESGOTOS E SUBTERRÂNEOS. QUE SE MATEM!

  • A Globo servia enquanto fazia de tudo para prejudicar o PT em todas as eleições,manipulando pesquisas,induzindo a população contra o mesmo,criando matérias inverídicas,etc…aí era tolerada(para não dizer,endeusada)por vocês,agora que a safada está contra esse projeto de presidente,ela não presta…vamos ter coerência pessoal,fica mais bonito…rsrs.

  • Eu desejo de todo meu coração que o nosso glorioso éxercito Brasileiro intervenham urgente, e de fim a está anarquia que se criou no Brasil, tudo que os partidos de esquerda quer! Desordem, anarquia, destruição de patrimônio público, olha o que eles fizeram no Equador, na venezuela, na Bolívia, no Chile, mais no Brasil é diferente, fico torcendo para intervenção militar já, e prisão urgentemente Para todos os traidores da pátria, foi só vazar que o Lula é o mandante da morte do Celso Daniel… Que eles os esquerdistas resolveram envolver o BOSOLNARO… Isso vai dá em merda… Vai sobrar cana…

  • O pior é que temos que assistir a Globo pelo mesmo motivo que temos que ter câmeras de monitoramento nas cidades e condomínios. Se não ficarmos vigilantes a Globo induz a grande massa de ignorantes que temos no Brasil ao erro.

  • Quando era o molusco, coisa q o bolsomito aproveitou bastante de furos de reportagens da globo lixo, ninguém aceitava o argumento do próprio q era perseguição. Agora uma reportagem banal q só idiota não sabe compreender q foi dito q o sr presidente na época do ocorrido estava em Brasília, todos os bolsominion morre. Porra, esperava um pouco a mais de vcs e saber distinguir e interpretar uma reportagem. Depois falam da esquerda… Os leões estão se devorando e eu assistindo a imbecilidade de ambos os lados. Direita e esquerda, tudo um bando de ladrões… Invistam na educação pra se colher o fruto daki uns 20 a 30 anos. Aí sim o nome desse presidente q tiver feito isso, entrar nos livros de história por dignidade e respeito pelo povo, não por ambição própria e poder medíocre de guerra e muito menos escândalos na vida política! Acorda esquerda e direita, somos brasileiros, não bolsominions e PTralhas!

  • Não se sabe o que é pior, o lixo do governo atual, o lixo que que briga ou lixo que faz uma matéria dessa,. Todos os lixos só procura divulgar seu lado da história com esse papo furado de direita e esquerda, e no meio disso tudo o povo idiota que brigam entre si sem ganhar nada e só abastecendo o governo corrupto que nunca deixou de ser.

  • Cara o bagulho é doido! Será que faltou o dinheiro da rachadinha pra Globo pagar os alvarás ou não conseguiu depositar de 2 em 2 mil no caixa eletrônico. Não! Eu lembrei, o Queiróz é inocente o culpado é o Bial por ter uma conversa com ele mesmo. A porra dessa matéria é só ctrl c ctrl v

  • Senhor Guilherme Galvão Villani,

    Quero parabenizá-lo pela excelente matéria que, além de muito bem fundamentada, é clara e objetiva [DIRETO AO PONTO] no que se refere às várias facetas que compõem esse emaranhado todo que, não podemos negar, é muito complexo.

    De minha parte, entendo que quem tem mais a perder são as Organizações GLOBO, que já estão inegavelmente em queda livre e insistem nessa burrice de tentar prejudicar o Brasil com suas implicâncias contra o nosso Presidente.

    Peço a Deus que isso tenha um fim o mais breve possível com uma vitória acachapante para o Brasil e as pessoas de bem que aqui vivem, trabalham, estudam, etc….

  • Estão de parabéns! Tudo o que estão dizendo é baseado em algo que está exposto… não é como alguns que se baseiam em “delatos”… Deus na frente!

  • Com tudo isso .ainda acho que a Globo continuará dando as cartas ,o governo Bolsonaro passa e a Globo continuará a mesma coisa de 50 anos ,ou seja dando as cartas como sempre fez.

  • Essa é a política da Globo, ou divide o poder ou não governa e não se enganem, eles são capazes de tudo…

  • As novelas da Globo são imoral o jornalismo não é mais verdadeiro vivem divulgando fake News, não vai fazer falta se ficar off, tomara que fique mesmo.

  • Tenho o orgulho de dizer que não assisto às novelas da #GloboLixo e nem os telejornais, esta emissora promove a completa inversão de valores éticos e morais.

  • Espero a muito tempo que esse esgoto, que só prejudica a nossa população com mentiras e programas obscenos vá imediatamente pro seu lugar.
    O ESQUECIMENTO.

  • Queria só um esclarecimento, divida de ICMS cobrada pela Receita Federal? Não é obrigação da Receita Estadual? Não sabia que a RFB cobrava divida de ICMS, pra mim isso é novidade, a auditora que sumiu com o processo da emissora era da Receita Federal, ou Estadual? Sinceramente estou um pouco confusa com essa parte.

  • O bom desta discussão: POVÃO AGORA VAI SABER QUE RADIODIFUSÃO (TV Aberta e Rádio = Record, RedeTV, SBT, Bandeirantes, Globo, VÁRIOS RELIGIOSOS…) SÃO CONCESSÕES PÚBLICAS PARA PRESTAR SERVIÇO PÚBLICO ESSENCIAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E INFORMAÇÃO (Não tem FINALIDADE LUCRO). Sendo necessário um sistema de PARTICIPAÇÃO POPULAR (CF/88 art. 37 + http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13460.htm (só levou uns 20 anos)) capaz de influenciar na RENOVAÇÃO DAS CONCESSÕES

    Exemplo que recomendo:
    SAC – Central de Atendimento ao Consumidor: Receber Demandas (reclamações / denúncias); protocolar; responder de forma protocolada. O ranking de Demandas (reclamações / denúncias) nos SACs teriam PODER DE INFLUENCIAR NAS RENOVAÇÕES DE CONCESSÃO, sendo este ranking de Demandas (reclamações / denúncias), DE ACESSO FÁCIL E PÚBLICO À POPULAÇÃO EM GERAL.

    O CRIME ORGANIZADO (MÁFIA) DE CONCESSÕES PÚBLICAS

    Hoje século 21 (31/10/2019) não existe SAC nas CONCESSÕES DE RADIODIFUSÃO. A ANATEL criou atendimento, mas, RECUSA A FISCALIZAR O SERVIÇO PÚBLICO ESSENCIAL CONCEDIDO (TV Aberta e Rádio = Record, RedeTV, SBT, Bandeirantes, Globo, VÁRIOS RELIGIOSOS…).

    DanAQ20191031

  • Tenho pena de vocês, sugere outra solução para o Brasil, ja que você saberia reconstruir uma nação vilipendiada por anos de verdadeiros desgovernos, e com poucas chances de recuperação. Vai lá, se candidata em 2020, sabichão.

  • Boa reportagem e como o próprio presidente disse, o que a Globo faz é patifaria e não jornalismo.

    Desde quando promover assassinato de reputação utilizando-se de suspeitas absurdas na tentativa de incriminar o Presidente em assassinato é jornalismo?

    Não aguento esses isentões aliados ao idiotas úteis postarem seu besteirol aqui defendendo a #GloboLixo. Muitos deles provavelmente devem ser pagos para fazer isso.

    #GloboLixo

  • Bolsonaro boto direitinho no rabo dos petistas da globo e veja kkķkkk engraçado que você olha no caso do filho do bolsonaro que vai usar um tal código militar ai vai os jornalistas da globo dizer que tal órgão de defesa que os partidos são contra que isso vai tirar o direito de liberdade etc…meus amigos e o nosso dinheiro de liberdade que a gente procura até hoje que eu nunca vi e gente sendo assassinada todos os dias, cadê o direito de liberdade de nois povo do bem que paga impostos e não tem retorno…O cidadão tem que abrir bem os olhos com aquela raça mal intencionada de Brasília porque eles não querem que o Brasil muda…sabe porque? Porque ali é uma mina de ouro para eles resolveren suas vida e muita mamata….e supremo comendo e bebendo do melhor e aumento abusuvos dos seus salários e um luxo só….fora que nossa nação não tem lei pesada e nunca vai ter e por isso que esses políticos estão desgastando o bolsonaro em todos os aspectos…porque quando o bolsonaro passar a corrupção volta…agente teve a chance de mudar as coisas,foi naquele ano que o povo invadiu Brasília e os militares interveu, nos militares deveriam ter feito vista grossa porque eles também são roubados…. e tem mais olha a demora p só para fazer uma reforma quase um ano vocês acham que eles vão querer fazer alguma reforma para eles serem punidos, são verdadeiros ladrões oportunistas.

  • Estou falando o AI5.semple existiu . Nunca foi extinto..do Brasil.so com maneira de dierente..nem semple precisa de armas para ter o poder …so uma caneta big.azul.

  • Nota-se que este site “jornalístico” carece de aulas com a próprio Rede Globo, para que assim, aprendam a fazer uma matéria plausível, com bom conteúdo e principalmente, sem erros ortográficos que chegam a “doer os olhos”

Blog Authors

Alexandre PachecoAlexandre Pacheco

Alexandre Pacheco é Professor de Direito na FGV, Advogado, Palestra...

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...