Reforma da Previdência no Senado: a luta para salvar o Brasil

paulo guedes


Se a reforma não passar, o Brasil vai quebrar. Sobre esse dado alarmante o professor da FGV, doutor em direito pela PUC e especialista em finanças públicas, Alexandre Pacheco, veio conversar conosco ontem (17/9) e deixou clara a gravidade do problema que atravessamos.

Logo de início Pacheco nos explicou as consequências que os brasileiros sofrerão no ano que vem, caso a reforma não seja aprovada no Senado. Ele também deixou claro que significa “quebrar o Brasil“, e o quanto sofrerão os servidores públicos que correm o risco de ficar sem receber salário.

Sobre os benefícios assistenciais que estão envolvidos na reforma da Previdência, o doutor demonstrou como a questão é abrangente e precisa ser observada também do ponto de vista humanitário.

Em seguida partimos para o grande abacaxi do país: a luta no Senado e o prazo apertado de três meses, no máximo.

Confira

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

33 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Carta Capital? Como você posta uma notícia de trapaça do governo em cálculos de um site obscuro de esquerda que trapaceia as próprias contas?

  • Só a Reforma da Previdência, mesmo que aprovada, não irá “salvar” o Brasil não. É SENSACIONALISMO BARATO apostar unica e exclusivamente nisso. 😉

  • 33 anos de trabalho e não poderei me aposentar…Outros se aposentaram aos 33 anos. O presidente era radicalmente contra a reforma do Temer, agora é favorável a outra mais dura ainda!
    Quem representa o trabalhador?

  • O assunto é extremamente nebuloso e nenhum ‘especialista’ responde por que a reforma nesse novo molde vai salvar o Brasil. Será mesmo que os governistas são caridosos, estão muito preocupados com a população? Esse bando de esquerdista que está colaborando pra aprovação da reforma está preocupado também? Onde estão as contas que comprovam que se está na iminência de um colapso? Existe um site onde se pode verificar? E por que as regalias dos políticos não serão imediatamente revogadas com a aprovação da reforma, já que o objetivo é equilibrar as contas públicas? Não adianta explicar que esse é outro assunto, porque estamos tratando de finanças. Isso inclui os salários abusivos dos representantes do povo.

  • Ha ha vai quebrar brasil, mentirosos

    Vai quebrar se passar essa deforma, vai quebrar economia, nao vai ter renda, ja era politicos estao fechando a cerca pra vcs, questao de tempo pro gado acordar ai o brasil vai se levantar contra vcs

  • Não aguento ver tanta desinformação postada neste fórum, desde o governo Lula o governo tenta fazer esta reforma e vocês ainda acham que não precisa?! O próprio PSOL surgiu de uma divergência dentro do PT sobre a reforma da Previdência (http://noticias.terra.com.br/eleicoes2006/interna/0,,OI1051897-EI6651,00.html).

    A reforma da Previdência é a mãe das reformas que estão por vir, como a tributária por exemplo, é a garantia que o governo precisa para equilibrar as contas e atrair investimentos.

    E essa reforma é a mais justa que já existiu, é a que mais beneficia o pobre.

    Para quem quiser consultar o déficit pode ver direto no portal do Tribunal de Contas da União:
    https://portal.tcu.gov.br/contas-do-governo/resultado-previdenciario.html

  • Salvar os que ganham muito e lascar ferrar e colocar no C. dos que ganham a esmola de um ou dois salários mínimos os quais mal dar para comprar remédios antes de sua morte. BRASIL o país dos que acreditam em mentirosos e APROVEITADORES.

  • Não existe dúvida de que a reforma é importante e dos problemas que surgiriam caso não acontecesse.
    Porém isso não resolve tudo. É apenas um estanca sangramento. Esse governo se agarra a reforma como se fosse a única medida na área da economia que fosse necessária e possível. Cadê o esforço na abertura de mercado?Desburocratização e incentivo do empreendedorismo?
    O legal mesmo é ficar fazendo briga com amigos comerciais por causa de Trump e ficar chingando a mulher dos outros né? Isso realmente deve melhorar a economia.

  • Quanta besteira esse Ovalo de Varcalho fala, esse cara não entendeu que sem a reforma da previdência não adianta fazer mais nada. NINGUÉM vai investir num país que vai quebrar.

    A desburocratização já foi aprovada seu ignorante, foi na MP881e como consequência vai estimular o empreendedorismo (https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/cadernos/jc_contabilidade/2019/08/699545-aprovacao-da-mp-da-liberdade-economica-busca-desburocratizacao.html).

    Agora histéricos da esquerda como você só se preocupam em potencializar as falas “polêmicas” do Presidente, que sempre são dirigidas a quem merece.

  • Carta Capital… O antro mais sujo do PT, e o cara vem postar link de mentira fabricada justamente no Terça Livre.
    É um imbecil sem noção…

  • Como diz o ditado a pessoa estuda a vida inteira e morre burro. O que vai quebrar o Brasil é essa roubalheira desses políticos que cada vez aumenta mais. Os miseráveis que recebem essa merda de aposentadoria vai quebrar o Brasil. Agora vão baixar mais ainda. Esse tal de Ricardo Roveran é farinha do mesmo saco desses políticos. Tudo ladrão sem vergonha.

  • Como diz o ditado a pessoa estuda a vida inteira e morre burro. O que vai quebrar o Brasil é essa roubalheira desses políticos que cada vez aumenta mais. Os miseráveis que recebem essa merda de aposentadoria vai quebrar o Brasil. Agora vão baixar mais ainda. Esse tal de Ricardo Roveran é farinha do mesmo saco desses políticos. Tudo ladrão sem vergonha. Alexandre Pacheco vai viver com essa aposentadoria que 90% dos brasileiros sobrevivem. Essa reforma é pra arrebentar os brasileiros que recebem essa miséria. Tão chutando cachorro morto especialista. Estudou tanto pra falar esse monte de merda. Se coloca no lugar dos aposentados cabeçudo.

  • Esse país cheio (atulhado) de funcionário público consumindo o dinheiro de quem produz. Tem que mudar essa budega, tem que valor mais a pena produzir do que roubar dinheiro pelos impostos.

  • Tem que acabar com previdência no Brasil.
    Os ladrões da esquerda, funcionários públicos vadios e sindicalistas sugadores vão chorar porque perdem suas mamatas, mas eles que se fodam, bando de chupim.

  • O trabalhador privado paga pra se aposentar, não recebe nada de graça. Ele tem que receber pelo que pagou. Faz a média e paga. Porque tem que ser 70 % agora 60% da média. Já existe um teto que não pode ultrapassar. Se o trabalhador pagar previdência privada não vai receber 60% do valor pago. Traduzindo isso é um roubo.

  • O trabalhador privado paga pra se aposentar, não recebe nada de graça. Ele tem que receber pelo que pagou. Faz a média e paga. Porque tem que ser 70 % agora 60% da média. Já existe um teto que não pode ultrapassar. Se o trabalhador pagar previdência privada não vai receber 60% do valor pago. Traduzindo isso é um roubo. O militar se aposenta sempre com um cargo acima. Porque o cidadão comum tem que se aposentar com 60% do valor pago. Como diz o macaco, eu só queria entender.

  • ESSA REFORMA VAI SALVAR O BRASIL? LITERALMENTE VAI QUEBRAR O BRASIL, VAMOS VOLTAR AOS ANOS 60, EM QUE A MISÉRIA ERA MUITO GRANDE, E POUQUÍSSIMAS PESSOAS SE APOSENTAVAM.
    E ESTOU FALANDO TANTO DINHEIRO PARA A PREVIDÊNCIA, INVESTINDO NA ITAIPU, TRANSAMAZÔNICA, PONTO FRIO NITERÓI, ENTRE OUTRAS OBRAS FARAÔNICAS, MAS O POVO PASSAVA FOME E MISÉRIA.

  • @Pastor Alemão Fla , continuem achando que eu e muitos outros somos “esquerdistas” que vocês terão uma BELA SURPRESA DESAGRADÁVEL em 2022! 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  • Acho que todos estao erados faz se primeiro a reforma tributária cobra de quem deve grandes bancos e empresas que furtaram roubaram da previdência ja se sabe que foi arrancado tirado desviado dinheiro da previdência para se pagar conta de quem nao pagou pra mim este Prsidente nao tem coraguem de cobrar os que devem , agora o trabalhador tem que pagar o que foi roubado Sr presidente toma vergonha e cobra do bradesco, Itaú ,friboi JBS, vale , das operadoras de tv e celulares , empresas de telecomunicações, eles sim devem e devem bilhões ao governo cobra deles pwlo amor de Deus o trabalhador não tem que pagar conta dos que furtaram roubaram o Brasil cobra deles se o Sr tiver coraguem quero ver se o Sr tem coraguem cobra e mostra ao brasileiro o que o Sr fez .agora tirar de quem nao tem e mais facil né votei sim wm Vc Presidente mais achei que vossa Senhoria tinha coraguem mais ate agora não vi e nao me convenci em Ti ….. seja Homem Presidente seja tenha coraguem assim vamos lutar junto com vc ate que seja paga esta divida …..

  • Uma matéria de suma importância para 200 milhões de brasileiros não deveria ter atalhos e PEC paralela. A reforma previdenciária deveria ser por plebiscito onde a nação brasileira vota conforme sua vontade.
    Lembra que houve a CPI da previdência que expõe que não tem necessidade a reforma previdenciária.
    Neste sentido a discussão se tem que haver ou não a reforma previdenciária caberia com o plebiscito o voto o desejo da nação. O trabalhador, da área privada ou servidor público, que já contribui 30 anos mulher e 35 anos homem e estão cumprindo a regra 85/95 no caso da área privada e o servidor público que esta cumprindo pedágio para se aposentar não deveriam entrar na reforma previdenciária. Uma matéria de suma importância para 200 milhões de brasileiros não deveria ter atalhos e PEC paralela. A reforma previdenciária deveria ser por plebiscito onde a nação brasileira vota conforme sua vontade.
    Lembra que houve a CPI da previdência que expõe que não tem necessidade a reforma previdenciária.
    Neste sentido a discussão se tem que haver ou não a reforma previdenciária caberia com o plebiscito o voto o desejo da nação. O trabalhador, da área privada ou servidor público, que já contribui 30 anos mulher e 35 anos homem e estão cumprindo a regra 85/95 no caso da área privada e o servidor público que esta cumprindo pedágio para se aposentar não deveriam entrar na reforma previdenciária.
    Se a reforma previdenciária não resolverá o desemprego e não trazer riquezas para Nação brasileira, Educação, Saúde, Segurança Pública, Leis que realmente protegem o cidadão brasileiro, melhor arquivar.

  • Por isso concordo com Allan Dos Santos em relação a sua posição frente à Lava Toga. De fato, esse não é o momento e se for adiante, os parlamentares inimigos do presidente irão utilizar isso para forçar a queda de Bolsonaro, pois a situação fiscal se tornará insustentável.

  • Vai quebrar o Brasil, é a roubalheira, e não essa reforma mentirosa pelo menos com o RGPS, essa reforma é para acabar com o RGPS, porque a previdência pública tá garantida, a dos políticos dos militares , dos servidores públicos ,agora a previdência do setor privado vai acabar, estão diminuindo e roubando a renda dos trabalhadores,pequenas cidades vão quebrar , principalmente no nordeste! Reforma para melhorar e não para piorar!

  • Luciano sua Mula. Onde eu disse que a reforma não é importante? Agora o jumento dos Minions se apegam a ela como se fosse a única coisa possível a ser feita. A reforma, por sinal, é resultado do esforço do congresso e de Maia. Pq se dependesse do governo conversando bosta ela não saía. Se eu sou de esquerda como eu defendo posicionamento típico liberal? Seu jumento.
    De liberal esse governo só tem o L do PSL. E só sabe repetir a ladainha de que quem critica esse demente de presidente é de esquerda. Dói saber que quem não gosta da esquerda também não gosta do Bozo? Dói saber que o mundo não é dividido entre esquerda e direita como o líder de seita chamado Olavo fazem vocês gados acreditarem?
    Só tem jumento seguindo esse governo mesmo. Entrega logo essa faixa pra Mourão e vão se internar com Olavo.

    É foda. Depois de 14 anos de burrice petista ter que aguentar burrice facista de direita, obscurantista.

  • Só tem gado aqui.
    A linha de comando é ditada por um líder de seita Olavo. E aí vem os papagaios de circo se curvando e lambendo as bolas desse caduco.

    Allan do Santos, Bernado, Nando
    Os filhos do Bozo. Olavo fala qualquer asneira e esses aí se ajoelham e dizem amém. Não têm opinião própria.

    Vocês serão ridicularizados pela história no futuro.

    E antes dos dementes vir dizer que sou de esquerda. Caso não tenha ficado claro eu sou LIBERAL.
    Algo que Bozo já criticou no passado e hoje tenta fazer bosta e chama de liberalismo.

    Não gosto da esquerda por incompatibilidade com o liberalismo e de bozo pq tá fudendo a imagem do liberalismo e vai entregar o governo pra esquerda.

    Acordem seus dementes.

  • As vezes acho que esse pessoal que questiona a reforma da previdência são um punhado de analfabetos funcionais. Ou então são pagos para postar desinformação aqui.

    Tem vários links nos posts deste fórum explicando a necessidade da reforma e os caras ignoram.

    Um idiota fala que a reforma vai quebrar o Brasil, outro jumento fala que precisa fazer a reforma tributária antes, como se o congresso fosse capaz de adivinhar a economia real ao final do trâmite da reforma da previdência no senado e então saber o que pode diminuir de imposto. E ainda tem um asno que cita a farsa que CPI da previdência criou.

    Para esse último tem um link aqui desmontando as falácias desta CPI:
    https://www.infomoney.com.br/blogs/economia-e-politica/economia-e-politica-direto-ao-ponto/post/7989579/8-argumentos-para-voce-derrubar-as-falacias-contra-a-reforma-da-previdencia.

    E fica uma pergunta: Se a reforma não é mesmo necessária, por que desde o governo do cachaceiro de nove dedos tem se tentado fazê-la?

  • Ovalo de Varcalho você só confirma ser um IGNORANTE MESMO!

    Liberal é um termo ambíguo que pode ser aplicado tanto a direita quanto a esquerda. Liberal clássico é de direita, já o termo liberal pode ser aplicado a esquerda também, pois, várias pessoas se dizem ser liberais por serem defensoras de pautas de esquerda como: Legalização do aborto, legalização das drogas e por aí vai.
    Nos EUA ser liberal significa ser de esquerda.

    A quem você pensa que engana com esse seu papo dissimulado?!

    Você pode até enganar os trouxas que pagam de isentões aqui, mas não a mim.

    Outra, você que parodia o nome do grande filósofo Olavo de Carvalho, não tem 1 bilionésimo do conhecimento dele.

    Não se aproveita nada desse LIXO que você fala.

    Vai palestrar em acampamento do MST que lá você deve fazer sucesso.

  • Ovalo de Varcalho

    O termo Bozo se aplica muito mais a você que é um verdadeiro palhaço.

    E pare de fingir que NÃO é de ESQUERDA, você usa uma das táticas mais típicas dela, a famosa lição de Lenin:

    “Chame-os do que você é, acuse-os do que você faz”

    A prova está aqui nessa sua frase: “Só tem gado aqui”. Gado é um termo que sempre foi aplicado aos seguidores cegos do PT e que sempre repetem a mesma ladainha sem questionar, pessoas que acreditam no que falam e não no que elas vêem, como diz o mestre Olavo de Carvalho.

Colunistas

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...