Reforma da Previdência: Onyx espera que votação em 2º turno seja concluída amanhã

Onyx Lorenzoni


Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse hoje (6/8) que o governo espera que a votação em segundo turno da proposta de reforma da Previdência seja encerrada até amanhã na Câmara dos Deputados. Onyx deu a declaração após reunir-se com o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na residência oficial da Câmara, para definir as estratégias de votação da proposta de emenda à Constituição (PEC 6/19) da Previdência.

Queremos a nova Previdência, se possível, aprovada no início da noite de amanhã. Também sabemos que a oposição deverá apresentar uma série de destaques. Precisamos construir uma estratégia para enfrentar isso. A gente já espera que a oposição cumpra seu papel democrático de se contrapor”, afirmou Onyx.

Segundo ele, o início da discussão deve ocorrer hoje à noite, quando terá de ser votada a quebra de interstício (intervalo) de cinco sessões do plenário entre o primeiro e o segundo turnos.

Onyx destacou que a expectativa do governo é repetir o bom resultado da votação em primeiro turno, no mês passado, quando o texto-base foi aprovado por 379 votos favoráveis a 131 contrários.

Assim como na votação em primeiro turno, serão necessários 308 votos para que a matéria seja aprovada e enviada ao Senado, onde também será analisada em dois turnos de votação.

Os acordos entre os partidos para aprovar concessões à reforma da Previdência reduziram para R$ 933,5 bilhões a economia estimada em 10 anos. Ao encaminhar a proposta ao Legislativo, o governo federal pretendia gerar uma economia de R$ 1,236 trilhão, também no período de 10 anos.

Oposição

Na votação em segundo turno, os partidos podem apresentar apenas destaques supressivos, ou seja, que retirem trechos do texto aprovado em primeiro turno.

A líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), afirmou que a oposição apresentará os nove destaques a que tem direito para tentar retirar pelo menos quatro itens do texto da reforma. Estão no foco de partidos da oposição a retirada de trechos como a pensão para mulheres, aposentadorias especiais, pensão por morte e as regras de transição.

Vamos entrar no segundo turno esperando que, neste recesso, os parlamentares tenham sido sensibilizados nas suas bases para alguns temas que, na minha opinião, são muito cruéis”, disse Jandira. Segundo a deputada, a oposição trabalhará na “redução de danos” ao trabalhador.

Parlamentares de partidos da oposição ainda definem estratégias para obstrução da sessão que analisará a reforma e, assim, tentar adiar a votação do texto.

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

4 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Gente, eu não aguento mais estes Deputados de esquerda atrapalhando o Brasil e ferrando com o povo brasileiro. Como pode ter gente que vota na Jandira do PCdoB? Deve ser tanta maconha no cérebro que o sujeito não consegue pensar mais. Todo o maravilhoso trabalho que o Presidente Bolsonaro tem feito pelo Brasil em 8 meses. Sabe, sempre me perguntei pq o Brasil não tem trens? Agora, este sensacional Ministro Tarcísio está fazendo ferrovias no Brasil. Um Presidente que quer desenvolver a indústria brasileira e que investe em áreas fundamentais da pesquisas como das ciências biológicas e exatas. Estamos cansados de bancar estas teses de blá…blá…blá do povo de humanas. Queremos um Brasil com pesquisadores que inovem e tragam royalties ao Brasil (esta pesquisa que o CNPQ e CAPES tem que bancar).

  • @Samanta , na prática, Bolsonaro não fez NADA DE RELEVANTE até agora, pois os PeTralhas deixaram um Brasil DESTRUÍDO e deixaram uma HERANÇA MALDITA. Não há dinheiro, não há recursos, só CORTES e a Reforma da Previdência foi o Congresso (capitaneada pelo “Centrão”) que assumiu o protagonismo reivindicando sua autoria. 😉

Colunistas

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...