fbpx

Repórter italiano é preso durante protestos em Belarus

 


O repórter freelancer italiano Claudio Locatelli foi preso em Belarus enquanto fazia a cobertura dos protestos contra a reeleição do ditador Aleksandr Lukashenko.

O profissional foi libertado e agora está na embaixada da Itália em Minsk, informou o Ministério das Relações Exteriores nesta quarta-feira (12), de acordo com a agência ANSA.

Em um vídeo publicado pela embaixada local, Locatelli informa que foi “brutalmente preso” pela polícia militar e que  depois de três dias sem comida e com pouca água, está bem.

O jornalista ainda agradeceu aos diplomatas, dizendo que “a Itália fez um grande trabalho” para liberá-lo do cárcere.

O profissional informa que dará “mais detalhes” sobre toda a ação quando voltar para a Itália.

Locatelli é mais um repórter estrangeiro preso pela ditadura de Belarus após a vitória de Lukashenko para seu sexto mandato consecutivo.

Também nesta quarta-feira, o site russo Meduza informou que um de seus repórteres, que estava desaparecido desde o domingo (9), foi localizado e libertado de um presídio da capital.

O clima tenso e as desconfianças sobre o processo eleitoral geraram amplas críticas internacionais (menos na Rússia e na China).

A União Europeia informou nesta terça-feira (11) que o pleito “não foi livre nem justo” e ameaçou impor sanções contra políticos e os responsáveis pela violência nos protestos.

A principal candidata de oposição ao ditador Lukashenko, Svetlana Tikhanovskaya, fugiu para a Lituânia após a derrota. Segundo agências internacionais, ela teme por sua vida e de sua família.

Seu marido, Sergey Tikhanovsky, foi preso por expressar suas opiniões nas redes sociais.

Lukashenko é considerado “o último ditador da Europa” e, segundo dados da Comissão Central Eleitoral, teve mais de 80% dos votos.

No entanto, desde o anúncio do resultado, diversas cidades do país registram protestos contra o governo por denunciarem fraudes na disputa. Milhares de pessoas já foram presas desde o domingo.

Com informações da ANSA

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...