fbpx

Rio de Janeiro já estuda possibilidade de decretar lockdown

 


O Rio de Janeiro pode estar próximo de adotar o lockdown, bloqueio que impede que as pessoas saiam de uma determinada área.

O governador Wilson Witzel já discute internamente a proposta sob recomendação de um comitê científico que assessora o Rio de Janeiro sobre a Covid-19, de acordo com O Globo.

O protocolo geralmente só pode ser iniciado por alguém em uma posição de autoridade. De acordo com o secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Edmar Santos, “a única forma de não ter uma curva ainda mais ascendente seria uma forma mais radical de isolamento social. Não vai minimizar o que vai acontecer agora, mas vai evitar danos piores pra frente”, afirmou em entrevista ao RJTV.

Com o lockdown, a entrada e a saída de veículos particulares são proibidas e limites entre cidades são fechados, além da proibição de aglomerações em locais públicos.

Praticamente todos os serviços não essenciais ficam proibidos e só é possível sair de casa para comprar alimentação, remédios e levar pessoas a unidades de saúde. As medidas de lockdown podem, inclusive, incluir  multas e até prisões para quem desrespeita.

O primeiro lockdown no Brasil começou nesta terça-feira (4) no Maranhão. A medida, que abrange os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, vai valer por 10 dias.

Leia também: Começa hoje lockdown de Flávio Dino na Grande São Luís

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...