Romenos invadem as ruas pela queda de primeira-ministra



Milhares de romenos protestaram neste final de semana contra o governo esquerdista em protestos contra a corrupção, exigindo que a primeira-ministra Viorica Dancila renuncie.

Os protestos em Bucareste e em várias outras grandes cidades no último domingo foram pacíficos, em contraste com a primeira noite de manifestações na sexta-feira, quando mais de 450 pessoas ficaram feridas e cerca de 30 foram detidas. A polícia usou gás lacrimogêneo e jatos de água contra a população no centro de Bucareste.

Mais de 15 mil pessoas se reuniram em frente à sede do governo na capital no domingo, assobiando, soprando vuvuzelas e gritando “Corrupção mata! Renuncia!”. Eles também entoavam “Ladrões, ladrões”, agitando bandeiras da Romênia, dos EUA, da Otan e da União Europeia.

Confusão durante protestos na Romênia

Manifestações pacíficas estão sendo realizadas repetidamente desde que os social-democratas assumiram o poder no início de 2017 e tentaram descriminalizar vários atos de corrupção.

No começo deste ano, legisladores do partido governista impuseram mudanças no código penal por meio do parlamento, provocando preocupação da Comissão Européia e do Departamento de Estado dos EUA. As mudanças estão sendo contestadas no Tribunal Constitucional.

O líder social-democrata Liviu Dragnea foi condenado a três anos e meio de prisão pelo Supremo Tribunal em junho por incitamento ao abuso de poder, em uma decisão que ainda cabe recurso.

Informações: Jornal Extra

Sobre o Colunista

Fernanda Salles

Fernanda Salles

Jornalista/Repórter

3 Comentários

Clique aqui para comentar

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...