O Governo Federal lançou nesta quinta-feira (1º) o programa “Médicos Pelo Brasil”, que veio para substituir o “Mais Médicos”, criado em 2013, pelo governo de Dilma Rousseff.
Em seu discurso, o presidente Jair Bolsonaro destacou a importância dos cuidados em saúde básica e criticou duramente o programa criado no governo petista, que utilizava médicos cubanos para financiar a ditadura castrista.
“Se os cubanos fossem tão bons assim, teriam salvado a vida de Hugo Chavez. Se os cubanos fossem tão bons assim, Dilma e Lula teriam aqui no Planalto para atendê-los, cubanos e não brasileiros”, disse.
Bolsonaro salientou que o Mais Médicos não era um programa voltado aos cuidados com a saúde dos brasileiros, mas sim, por motivação ideológica. Para o presidente, com o programa, o Brasil financiou uma ditadura destinando bilhões a Cuba.
Médicos Pelo Brasil
O principal objetivo do novo programa é a interiorização de médicos pelo país, especialmente nas regiões mais remotas e desassistidas.
Dentre as principais novidades do Médicos pelo Brasil será a contratação dos profissionais pelo regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Até então, os contratos eram temporários de até três anos. O valor do salário, atualmente em R$ 11,8 mil, também deve aumentar.
Estão previstas gratificações de acordo com o local de lotação do médico. A seleção para o programa será feita, segundo o governo, por meio de prova objetiva. O programa também pretende intensificar a formação de profissionais médicos como especialistas em medicina de família e comunidade.
A substituição do Mais Médicos pelo Médicos pelo Brasil deverá ser gradual, respeitando os atuais contratos em vigor. A expectativa é manter as cerca de 18 mil vagas em mais de 4 mil municípios de todo o país.
O governo espera que o novo programa seja mais atrativo na alocação de profissionais médicos em áreas de baixa cobertura de saúde pública.
Senado gasta R$ 5 milhões com Sírio-Libanês em apenas seis meses – (Folha de S.Paulo – 05/08/2013)
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/08/1321809-senado-gasta-r-5-milhoes-com-sirio-libanes-em-apenas-seis-meses.shtml
Eu já conheço esse “papo pra boi dormir” do Estado. Para ir à regiões remotas e isoladas, o Estado promete altos salários, gratificações, incentivos etc, MAS quando os médicos aceitam e chegam lá, depois de uma média de uns 3 meses, não pagam mais nem o salário, fora que, muitas vezes, não há sequer nem mesmo uma atadura para usar nos pacientes (Leia-se falta de recursos e condições mínimas). Os médicos mais espertos e “vacinados” não caem mais nessas “promessas” desses governos. 😉 KKKKKKKKKKKK! 😀
“Maria” passa em todas as notícias deste site dando uma letrinha e falando mal do governo… Deve estar ganhando MUITO PÃO COM MORTADELA, né Maria?!
@Juliana , eu só falo e/ou procuro dizer a VERDADE doa a quem doer, nada mais do que isso. 😉 Se duvida disso pergunte isso aos médicos brasileiros e/ou então PRESTE MAIS ATENÇÃO aos notíciarios na TV. Tem muitos muitos médicos, enfermeiros etc públicos que estão há meses sem receber do Estado e entraram com Processos Trabalhistas. Infelizmente! 😐
Maria desinformada, o PT deixou o país na merda em todas as areas, e você vem falar Mal do atual Governo, se enxerga você deve ser tão cega e ignorante.
O Governo está fazendo Uma tentativa, você num precisa se tratar com medicos do Brasil, Vai pra Cuba, Venezuela, Koreia do Norte…
Quanta Asneira pelo amor de Deus.
@Daniel MANZINI , o fato do PT ter deixado na “merda”, não muda em NADA a situação. Isso continuou no governo Temer e no Bolsonaro. A SOLUÇÃO para esse problema, independente de quem está no governo, é simples: 1) PAGUEM os salários dos médicos regularmente, sem falta e no valor que eles merecem e tem direito; 2) Fornecer recursos e condições mínimas para trabalhar. Simples assim! Façam isso e os médicos naturalmente se interessarão! 😉 KKKKKKKKKKKK! 😀
CURIOSIDADE: Vocês sabiam que o Estado é o maior consumidor de produtos e serviços, MAS TAMBÉM é o maior CALOTEIRO do Brasil? 😉 KKKKKKKKKKK! 😀
Concordo totalmente com o que disse o nosso presidente.
Tenho para mim que o governo federal repassa o dinheiro para os municípios e que o salário dos médicos são pagos pelo município. Até chegar ao médico some. Será que é isso? Os cubanos não recebiam seus salários? Mandavam pra Cuba certinho. Eles não reclamavam.
@Mila , quando falo “Estado”, estou me referindo a TODOS os níveis dele: União/Governo Federal, Governo Estadual e Governo Municipal. 😉
@Mila , não é só o salário, heim!? Preste atenção no que disse lá atrás. Além do salário, o Estado deve fornecer RECURSOS e CONDIÇÕES MÍNIMAS para os médicos trabalharem, pouco importando se são Cubanos, Brasileiros ou Alienígenas. 😉