Notícias

“Se o monopólio da JBS nos EUA foi construído com dinheiro ilegal que ele seja desfeito”

Associação americana da carne pede investigação contra JBS nos EUA e ainda o desfazimento do monopólio criado no país por meio da alienação e cisão das empresas adquiridas pelo grupo.

A situação do grupo brasileiro JBS se complica nos EUA. A maior associação de criadores de gado e frigoríficos americana, a R-CALF USA, enviou uma representação endereçada ao Presidente Donald Trump, ao Procurador-geral dos EUA, ao presidente da Comissão do Judiciário do Senado do EUA e ao Secretário de Estado da Agricultura. O documento descreve uma série de negócios da JBS no país que levaram à aquisição de frigoríficos de carne bovina e frango que alçaram o grupo como a maior empresa da área de proteína animal nos EUA. Há também acusação no documento de pagamento de propina a políticos americanos para driblar leis sanitárias e selos de fiscalização da secretaria de estado da agricultura, o chamado COOL – Country Of Origin Labeling. A corrupção teria ocorrido com funcionários de dentro do departamento sanitário de controle de produtos agropecuários americano durante o governo Obama, o Grain Inspection, Packers and Stockyards Administration (GIPSA). Segundo a denúncia, o grupo JBS teria sido favorecido pela flexibilização de políticas de inspeção sanitária com relação a controles de doença animal.

Segue o trecho da representação feita pela R-CALF USA:

Se comprovado que a JBS, de fato, construiu seu império monopolista da carne norte-americano através de meios ilegais, então todos os ativos sediados nos EUA pertencentes à JBS devem ser imediatamente alienados. Da mesma forma, se se verificar que a JBS se envolveu em condutas ilegais para manipular políticas públicas em seu favor no Congresso, nas agências federais e nos governos estaduais (por exemplo, revogação do selo COOL, afastamento das regulações da GIPSA e a flexibilização dos controles de doenças), essas posições políticas deveriam ser imediatamente revisadas, se não revertidas.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Close