fbpx

Secretário de Educação Superior do MEC comunica desligamento do cargo

Arnaldo Barbosa de Lima Júnior
 


*Atualizada às 11h27 para acréscimo de informações

O Secretário de Educação do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Barbosa de Lima Junior, anunciou desligamento do cargo nesta quinta-feira (30).

Em carta, Arnaldo justificou que sua saída será para abraçar um novo propósito profissional. Ele é servidor de carreira do Ministério do Planejamento (atual Ministério da Economia) e desta forma, deve voltar à função que ocupava.

O ex-secretário listou os principais feitos à frente da pasta:

“Quando assumi a Secretaria, estava ciente da responsabilidade que resultaria desse ato, mas nunca deixei de ousar e nunca fiz nada sozinho. A SESU ajudou a criar a ID Estudantil, o Diploma Digital, o Novo Revalida e aperfeiçoar o FIES. Conseguimos alocar R$ 230 milhões para investimentos em placas fotovoltaicas e para conclusão de obras que estavam paradas ou em andamento nas universidades federais. Conseguimos 100% dos recursos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA), implementamos cinco novas universidades federais e desenvolvemos o Future-se. Esse programa é o que há de mais inovador na educação brasileira. O envio do Projeto de Lei para o Congresso Nacional encerrará minha missão no glorioso Ministério da Educação”, salientou.

Ainda de acordo com ele, nesses nove meses, muitos foram os desafios. “Mas pude contar com o apoio do Ministro Abraham Weintraub, do secretário executivo, Antonio Paulo Vogel de Medeiros, dos demais secretários e colaboradores do MEC e, especialmente, da Família SESU. Deixo as portas abertas, o que me traz grande alegria, e me despeço com a certeza do dever cumprido, sabendo que bons frutos serão colhidos das sementes que ajudei a plantar”, finaliza.

Arnaldo Lima é formado em Economia e foi nomeado por Abraham Weintraub para coordenar a Secretaria.

O ministro da Educação comentou a demissão em uma rede social: “O secretário de Educação Superior, Arnaldo Lima, pediu desligamento do cargo para seguir novos projetos profissionais e pessoais. Ele ficará conosco até o envio do PL do Future-se ao Congresso, o que ocorrerá nas próximas semanas. Desejo sucesso e agradeço pelo honroso trabalho. Conheci o Arnaldo há mais de um ano. Uma das pessoas mais brilhantes, dedicadas e visionárias que já tive contato. Seu trabalho no MEC certamente foi crucial. Desejo toda sorte do mundo! Fique com Deus, meu caro!”, escreveu.

Secretaria de Educação Superior

A Secretaria de Educação Superior (Sesu) tem por atribuição planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da política nacional de educação superior. Em conjunto com o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), é responsável pela política da oferta e financiamento e de apoio ao estudante do ensino superior.

Outras duas importantes atribuições são o desenvolvimento de ações e políticas de formação para profissionais de educação básica junto às instituições da Rede Federal de Ensino Superior e a construção de um quadro de referência de qualidade para a modalidade de educação a distância.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...