Senado aprova ampliação da posse de armas em propriedades rurais

posse de armas de fogo


O plenário do Senado aprovou na noite de ontem (26/6), em votação simbólica, o projeto de lei (PL 3.715/2019) que estende a posse de armas na zona rural para toda a área da propriedade, e não apenas para a sede. O projeto segue agora para a Câmara dos Deputados.

proposta aprovada, de autoria do senador Marcos Rogério (DEM-RO) e relatada pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), havia sido apreciada horas antes na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde não houve manifestações divergentes.

Logo após a aprovação do texto, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) destacou que o projeto aborda apenas as propriedades rurais, e não urbanas. “É necessário que na propriedade rural as pessoas, os proprietários, tenham sua arma para sua defesa pessoal. Dentro de casa e dentro da sua propriedade. Estamos chamando aqui de posse estendida. Não estamos tratando do porte de arma na rua, na zona urbana, que é coisa completamente distinta”.

Ontem o presidente Jair Bolsonaro revogou decreto sobre compra, porte e posse de armas de fogo e editou outros três sobre o mesmo tema.

 * Com informações de Agência Brasil

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Interessante… há poucos dias essa mesma CCF refutou vigorosamente o Decreto do Executivo que pretendia flexibilizar o porte de armas no Brasil, no entanto, agora, e sem qualquer divergência num caso e com pouca em outro, ela aprova rapidinho dois Projeto de Lei do Senado que reduz de 25 para 21 anos a idade mínima para posse de arma de fogo em propriedade rural, retira a limitação de apenas uma arma por proprietário e estende a posse de armas na zona rural para toda a área da propriedade, e não apenas para a sede…. estranho, não?

    Eu só queria entender….

    Será que o Senado está boicotando ações do Executivo? Será que ele quer desmoralizar o Executivo e governar no seu lugar?

    É isso?????

    Se for, por onde anda aquele famoso conceito que fundamenta o “respeito e harmonia entre os poderes?”

Blog Authors

Alexandre PachecoAlexandre Pacheco

Alexandre Pacheco é Professor de Direito na FGV, Advogado, Palestra...

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...