fbpx

Senado: CCJ aprova projeto que regulamenta prática de nudismo

 


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (11) um projeto que regulamenta, em âmbito nacional, a prática do nudismo, ou “naturismo” como denomina o projeto.

O Projeto de Lei da Câmara (PLC) cria regras gerais para a prática, mas deixa a cargo de cada estado ou município a determinação de normas específicas.

Pelo texto, fica autorizada a prática do naturismo nos espaços reservados para isso. O naturismo é definido como o “conjunto de práticas de vida ao ar livre” e salienta que “o nudismo é uma forma de desenvolvimento da saúde física e mental, em plena integração com a natureza”.

O espaço naturista será aquele “devidamente sinalizado e autorizado pelo poder público, situado em área destinada exclusivamente a essa prática”, que pode ser praias, clubes naturistas, imóveis rurais, acampamentos ou outros meios de hospedagem, determina o texto.

O projeto original, proposto pela então deputada Federal Laura Carneiro (PMDB-RJ), justifica que “a prática do naturismo é um direito de todo cidadãos, respeitados os limites estabelecidos para essa prática de plena integração com a natureza, permitindo que as pessoas usufruam dessa convivência saudável e do lazer na sua forma mais natural e espontânea”.

Agora, o texto vai a votação no Plenário.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

7 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Fica aí uma pergunta: Como ficam os limites entre os espaços de convivências entre os que são adeptos ao naturismo e aqueles que não aceitam? Não basta uma placa legitimando o espaço se a vulnerabilidade aos olhos alheios ocorrem, ainda que involuntariamente. Se a hermenêutica constitucional sobre a validade da lei tem como justificativa à aprovação do compêndio legal, há que se equivaler em direito os que discordam da prática. Portanto os espaços afins devem ser restritos e dotados de privacidade para uma boa convivência dentro do que pressupõe CF. Razoabilidade…

  • O nudismo é uma forma de desenvolvimento da saúde mental e física? Tem político que fala umas coisas tão absurdas, que parecem que estão até de sacanagem com a cara dos outros.

  • Linda iniciativa que certamente irá beneficiar o público esquerdista medíocre que tanto ansiava por mais esse espaço de lazer onde poderão sem medo, urinar e defecar enquanto andam e socarem crucifixos no rabo gritando Ladrãolivre.

  • Tanta coisa a ser resolvida neste país, agora um projeto pra ficar pelado, que nojo, que fedor, que feiúra! Pensa sentado na lanchonete todo mundo com o rabo de fora!?

  • A sacanagem agora está liberada, depois querem combater o estupro de crianças e bebês! Onde é que vamos parar!!!! Absurdo!!!! Laura Carneiro não tem o fazer!!!

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...