fbpx

Senadora vai apresentar PEC para reeleger Alcolumbre

Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre
 


A senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) anunciou nesta quinta-feira (3) que vai apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para permitir que Davi Alcolumbre (DEM-AP) permaneça no comando do Congresso Nacional. 

Além disso, o texto propõe que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), continue à frente da Casa na eleição do ano que vem. Atualmente, a Constituição veda essas duas possibilidades. Em paralelo, o Supremo Tribunal Federal discute um processo sobre a possibilidade de reeleição da dupla, mas ainda não houve julgamento.

Para que a proposta comece a tramitar no Senado, o texto precisa de 27 assinaturas dos parlamentares. Na sequência, cabe ao próprio Alcolumbre pautar a PEC e, se for à votação, precisa de no mínimo 49 votos favoráveis entre os 81 senadores. 

Aliados do senador amapaense dizem que há apoio suficiente para viabilizar a recondução dele à cadeira de presidente. Contudo, a Câmara também teria de aprovar a medida, com no mínimo 308 votos entre os 513 deputados. Conforme noticiou a Revista Oeste, Maia e Alcolumbre articulam-se nos bastidores para que o Congresso permaneça nas mãos deles.

Com informações, Revista Oeste

Assista aos comentários da notícia:

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...