Senadores querem reduzir número de parlamentares



Um grupo de senadores pediu, na última quarta-feira (23), o apoio da população para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2019, que reduz em um terço o número de senadores e deputados federais e promete uma economia anual de R$ 680 milhões. 

A PEC, de autoria do senador Alvaro Dias (Podemos-PR), tem relatório favorável do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) e está pronta para entrar na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Questionado se não seria mais fácil cortar privilégios, como carros oficiais, devido à provável dificuldade em aprovar a proposta, Alvaro Dias disse que o grupo de senadores não procura o que é fácil, mas o que é ideal.

O autor da proposta comparou o Brasil aos Estados Unidos, que, proporcionalmente, tem 15% a menos de parlamentares. Segundo o senador, os Três Poderes devem “cortar na carne” para ter autoridade de decidir sobre outras medidas para o país.

O relator lembrou que a economia pode ser de muitos bilhões por ano, já que a proposta impacta também na redução dos parlamentares das assembleias estaduais. 

Para ele, é preciso acabar com o “empreguismo” nos poderes públicos, e a população precisa saber que há no Congresso parlamentares pensando em mudar o país. As informações são da Agência Senado. 

 

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

"Cheguei mesmo à conclusão de que escrever é a coisa que mais desejo no mundo" (C.L.) | Jornalista, Católica, 22 anos,

13 Comentários

Clique aqui para comentar

  • De fato, 54 senadores seriam suficientes se atuassem bem. 513 deputados parece muito. menos deputados exigiria o voto distrital, melhorando a legitimidade do parlamentar – hoje bem precária. A contrapartida da proposta seria a concentração de poderes – um sério risco. Outra medida q deveria adentrar à discussão seria o “parlamentar cidadão”: com limite de mandatos subsequentes, sem mordomias, sem viajar de primeira classe, só viagens estritamente necessárias e diretamente ligadas às atividades… mas isso seria uma reforma administrativa.

  • Quando essa PEC começar a tramitar is mesmos de sempre vão enfiar um monte de destaque, mudança, etc que no final ela vai ser aprovada gerando um aumento de uns 100 parlamentares a mais na proxima eleição…

  • Esta é uma proposta importante.
    O número de congressistas no Brasil é exagerado , mas pior que o numero , é a qualidade dos eleitos o que mais incomoda.
    Eu explico.
    Procurem no youtube uma sessão do parlamento inglês . Todos sentadinhos , em ordem , prestando a maior atenção no que está sendo falado.
    Agora assistam uma sessão no Brasil . Parece a casa da mãe Joana. Se tem um infeliz falando no microfone , pouquíssimos prestam atenção no que está sendo dito. O filho do Zé Dirceu , o Zeca Dirceu , está o tempo todo filmando com seu celular coisas que só ele vê. É isto que esperamos de um congressista ?
    E as votações . Existe uma tal de votação por aclamação , aonde não participam todos , mas só os lideres de partido , e sobre a mesa estão inúmeros itens, como imposto sobre a pele do jacaré , que na garrafa de refrigerante venha indicado a quantidade de açúcar adicionado , pneus precisam ter uma embalagem , e coisas do tipo , mas nenhuma interligada com a outra . Tudo isto é aprovado com um sim ou não . Não é possível dizer , sou a favor da 1 , da 4 e da 8 . O resto não quero . Ou aprova tudo ou rejeita tudo.
    E a bancada da chupeta ? Estão lembrados daqueles famigerados deputados do PT que não deixavam a coisa andar de jeito nenhum ?
    Deveria haver um jeito de evitar isto !!! E o pior é que há . São as comissões de justiça, mas são tão pusilânimes e covardes, que na prática não funcionam . E porque não funcionam ? Porque sabem que a ética , moral e honestidade naquelas paragens é coisa rara . É como fazer discurso da vantagem da virgindade num puteiro.
    E outra coisa , desde o tempo do governo militar , houve um passe de magica para que os votos do Norte e Nordeste fosse mais valorizados que do restante do Brasil, isto porque os militares se sentiam mais prestigiados por ali . E não é novidade. Este pessoal sempre foi adesista , não importa o governo . Voltar ao tempo que o voto de cada brasileiro valha só um voto , nem mais e nem menos.
    Sim a democracia é uma coisa divina , mas neste inferno chamado Brasil , esta democracia trabalha contra o país e seu povo, pois os eleitos se esquecem de quem os elegeu , e costuram tramoias e acordos que só beneficiam eles próprios.

  • Só vão concentrar ainda mais poder nas mãos dos que têm mais dinheiro para campanhas e, consequentemente, diminuir a rotatividade.

    Isso já aconteceu nas Câmaras de Vereadores quando o TSE definiu os quantitativos máximos de acordo com critérios populacionais.

  • Concordo com o Flávio: muitos projetos começam com ótimas intenções para quem carrega o peso do estado, aguenta a falta de boas escolas públicas, enfrenta a injustiça generalizada e termina pior, muito pior do que começou. Totalmente contrário aos interesses de quem trabalha e sustenta esta nação.

  • Seria excelente se acabassem com todos os que estão aí, se fechassem as casas, fizessem uma reforma nos salários e vantagens que recebem, estabelecessem um teto de máximo de 5.000 para todos os políticos e prisão perpétua com serviços forçados em caso de corrupção, aí seria interessante.

  • Concordo com a redução e acredito que algo parecido esteja contemplado na proposta de reforma política em tramitação.

  • Com o voto distrital quero ver quem vota em palhaço para representar sua região… não atendeu anseios da população: rua…

Blog Authors

Alexandre PachecoAlexandre Pacheco

Alexandre Pacheco é Professor de Direito na FGV, Advogado, Palestra...

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...