Sigilo do BNDES pode acabar: esquerda em pânico na CCJ

José Guimarães PT CE


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara abordou hoje (13/8) em sessão deliberativa o tema da possível quebra de sigilo de correspondência e comunicações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

José Guimarães PT CEO primeiro deputado a falar foi José Guimarães (PT-CE), que pediu uma audiência pública sobre o assunto.

Segundo ele “não é uma matéria trivial e nem se trata de não dar transparência, evidentemente, às ações e aos investimentos, e às operações que o banco BNDES desenvolve para o país“.

Contestando, Guimarães afirmou que a proposta quebra a inviolabilidade das operações e que este ponto é assegurado pela Constituição.

a não ser que se mude as normas de financiamento dos bancos, especialmente do BNDES“, justificou e finalizou o argumento reforçando o pedido de audiência pública.

Em seguida, o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), autor do requerimento, lembrou que o assunto começou a ser discutido em 2016, já passou pela Casa e que é inclusive objeto de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Alceu Moreira MDB RS

Indignado, Moreira exclamou: “todo mundo conhece por demais esse tema!” e lembrou que a maioria da verba do BNDES é dinheiro público.

Usar o argumento de que é preciso preservar o sigilo negocial neste caso, é preciso lembrar que a grande maioria do recurso do BNDES é recurso público, recurso dos trabalhadores, quase cem por cento!“, contra-argumentou.

É preciso lembrar que este banco foi lesado em mais de quinhentos milhões de reais!“, reforçou.

O emedebista ressaltou a necessidade de prestação de contas do BNDES e a dificuldade que um empresário comum encontra para conseguir um empréstimo deste banco, chegando as vezes a dois anos de espera em análises de crédito.

Revoltado e com razão, Alceu questionou: “Por que quando é para emprestar dinheiro aos apariguados (sic) [protegidos], ditadurazinhas em volta do mundo, bilhões e bilhões e bilhões de reais retirados do dinheiro do trabalhador, qual é a lógica por exemplo pro meu Porto Alegre não ter um trem para a zona norte enquanto a Venezuela tem e emprestado com dinheiro do BNDES?!

O deputado do sul também fez comparações com a reforma da Previdência, alegando que o esperado é uma economia de R$ 933 bilhões, enquanto só do BNDES foi gasto R$ 578 bilhões. De fato um montante expressivo.

Para encerrar com embasamento fortíssimo, ele ainda lançou em face que alguns países que receberam, agora negam-se a pagar, ou seja, darão calote na dívida.

Talíria Petrone PSOL RJ

A próxima com a palavra foi a deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ), que apesar da dificuldade de leitura, defendeu que tal proposta pode violar direitos e garantias fundamentais, além de um ponto diverso: os contratos do BNDES já estão públicos.

Neste sentido nos parece que há uma clara violação a estes direitos individuais, entendendo que segundo o próprio TST a gente tem já um entendimento que os contratos do BNDES são… que é uma entidade autárquica… são… é… de… é… questões privadas. E eu queria terminar é… trazendo uma preocupação que já há uma… os contratos do BNDES estão públicos!“, disse.

Após diversos argumentos contrários e favoráveis, entre meandros da redação e diversos, a votação terminou com adiamento, mas o pânico da esquerda foi absolutamente nítido.

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

39 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Hummm… 😐 Faz sentido! A ex-presiANTA Dilma Rousseff havia VETADO o fim do sigilo das operações do BNDES em 2015. Aí tem coisa errada… 😉 KKKKKKKKKKKK! 😀

  • essa taliria surgiu de onde meu deus? que coisa pitoresca e a linguagem dessa deputada, quanta dificuldade para formar uma frase, so pode ser cria da dilmanta.

  • A esquerda está toda cagada pois bem sabe que muita gente vai ser condenada e presa pelas falcatruas perpetradas com o suado dinheiro do pobre trabalhador brasileiro. Fecharam sigilo até 2027 contando que até lá ainda estariam no poder e nada maus poderia ser feito, porém não contavam com a astúcia do nosso bravo JAIR BOLSONARO que chegou ao poder para colocar um fim na putaria desses vagabundos Lula Pixuleco, Dilma Paranóica & sua trup de ladrões….
    #LULANACADEIA

  • Bora vê quem pegou dinheiro lá, pra quem, pra onde foi…. Transparência já ! Chega dessa farra com o dinheiro público.

  • Agora querem falar sobre inviolabilidade??? Então assumam a prisão do bandido que violou o direito de.vários cidadãos

  • A DIREITA ENTREGUISTA VAGABUNDA E GOLPISTA USA DE FALSOS ARGUMENTOS TENTANDO ENGANAR O POVO ONDE SUA ÚNICA INTENÇÃO E DESTRUIR O PATRIMÔNIO PÚBLICO E DESTRUINDO A SOBERANIA NACIONAL.

  • Tudo pode neste pais, exceto mostrar a, verdade, o tempo que esta sendo feito com nosso dinheiro, resultado do suor do nosso rosto!

  • Nâo teve emprestimo a outros pais .oque teve foi exportação de obras ou engenharia .oque e garantido pelo pelo FGE fundo de garantia a exportaçãoes .entao se.o pais nao.pagar o seguro paga .isso parece que acontece desde 94 .a direita incompetente do governo fraxassado que nâo tem plano de coverno e so rouba direito do trabalhador ao inves de começar a governar fica procurando pelo em ovo..e que bom era o governo da esquerda que tinha dinheiro para construir em todos os cantos do Brasil e em outros.paises e nunca fechava o ano com deficit .ja a direita nao constroi nada e corta ate o dinheiro da educação .e rouba aposentaria dos trabalhadores que ganham uma miseria e carregam o pais nas costas .nâo e mesmo ?

  • Um sujeito aí tal de Mendes comentou que se os países caloteiros não pagarem que já é certo de que já é PT perda total, o seguro paga, mais como se esse imbecil não soubesse que a seguradora é pública o dinheiro que vai cobrir o rombo de qualquer forma é do nosso suor, ele ainda fala que foi exportado emprego, mais que emprego, umas centenas somente em favor de perder bilhões pra ditaduras, eu queria entender o que tem na cabeça desse pessoal que atuam a favor dessa esquerda bandida, e o sujeito aínda tem nome de Mendes será que não o Gilmar Mendes que está comentando, se for tá explicado.

  • Amigos não se enganem, quando os comunistas verem que vai ser aberto o sigilo total do BNDS vão ir ao STF e eles vão dar um jeito nisso. O último porto seguro dessa cambada e o supremo, precisamos destituir esse supremo!

  • Sou a favor do sigilo bancário,mas também quero saber o que foi feito com dinheiro da qual também tenho uma parte de contribuição independente de ser esquerda ou direita sou brasileiro amo meu país e se foi saqueado inclusive tem filhos do Bolsonaro envolvido quero que este dinheiro seja devolvido cada centavo com juros e correção conforme nos pagamos no dia a dia se alguém vai ser Preso por desvio não é problema meu afinal o dinheiro era meu não o político da qual só passam em nossas portas no mês de eleições dia a quem doer.
    Quero fim do sigilo de todo dinheiro PÚBLICO seja BNDES, FIES, Caixa econômica federal, FGTS, PIS e por aí vai

  • Esse camarada que tá defendendo essa cambada de ratos da esquerda tbm devia ser preso deve. Ser merda da mesma latrina filhodaputa sem pai defendendo bandido, foge logo seu bosta que tbm e podre não serve pra porra nenhuma no nosso país seu cuzao do caralho filhodaputa

  • Pessoal o que aconteceu com o BNDES nos últimos 15 anos foi pior do que o escândalo da Petrobrás, como diz o nosso presidente tem que abrir a caixa preta deste banco porque daí vamos sim descobrir vários podres deste desgoverno que afundou o nosso país.

  • Pânico….a esquerda? Kkkkk. Pânico. Vem a direita. Pânico já está a Lava Jato. Pânico é lTAIPU. Tanto w só sai cocô da boca do presidente. Pânico…..este é o panico

  • Esse LEHROS aí pelo nome já se entrega cheio de lero- lero, mais um da manada do Presidiário 9 dedos, esta pendurado no saco sugando as bolas, o seu bandido de estimação ” NUNCA MAIS ‘ ganhará nenhuma eleição novamente, a parte da população correta e com a mente não lobotizada não deixará isso acontecer novamente.

  • As dificuldades que políticos (esquerda e direita), e ministros do Supremo colocam, evidenciam que não há interesse algum em investigar as “tetas” do governo.
    Agora, querem ver as coisas funcionarem? É só dizer que não se vai investigar nada, mas que daqui pra frente, tudo que o governo colocar para votação no congresso, deverá ser aprovado, avançaremos 100 anos em três. Porém, corruptos e bandidos sairão impunes.
    Pensando nas gerações futuras, prefiro a luta para limpar o pais da impunidade.

  • Triste saber que os 15 % de esquerdopatas continuam lutando pelo indefensável. Não entenderam ainda q são MINORIA e q a direita nunca mais vai deixar os ratos sairem dos poroes , a esquerda vai só ladeira abaixo . Despetizar o Brasil é dificil pq os ratos se escondem em qualauer buraco , mas , vamos a caça aos ratos .

  • Sergio, RJ
    Esse tal Mendes, é um esquerdopata FDP. Não sabe a merda que está falando.

  • Esta deputada pervertida estudou junto à Dilmanta e sempre ficou em segundo lugar na classe e só tinha ela e a Dilmanta.

  • Bom dia. Tem alguns esquerdistas paranóicos, adoradores de ladrões do dinheiro público que deveriam estar ajoelhados pedindo perdão. Pois quando a caixa preta for aberta….os ratos vão correr…..

  • Indiferente se é de esquerda ou direita sem uma das partes somos deficientes;Mas desonestos nunca pois não é o lado que faz a diferença, é a atividade certa, princípios,bom senso de que roubar desfalcar, saquear é errado . O nosso país está cansado de ipocritas larápios que fazem o que querem ou falam ao vento pois quem acha que ninguém presta atenção esta errado e todos vão pagar a conta só que o pobre é o sofredor para quem pesa mais e esse peso aumenta a violência e a desordem social ;O Brasil não merece esses canalhas que na maioria das vezes são eleitos por nós. Como limpar um país atolado de lama? Nosso governo indiferente da estância tem a obrigação de ser transparente, limpo só que isso demora paciência é difícil de ter! Vamos Brasil …..
    .

  • Os canalhas comunistas ladrões roubaram e fizeram, na realidade, um desvio do dinheiro público enviando ao exterior para que eles pudessem receber de volta como acontece. Os países não irão devolver esse dinheiro aí BNDES por senão terão que pagar duas vezes. Ao BNDES e ao PT.

  • Não pode ter sigilo com o dinheiro do povo o povo tem direito de saber oque está sendo feito com seu dinheiro.

  • Já vi esse filme em outros países comunistas. A cúpula ficando bilionária e o gado pagando a conta. Para se fazer justiça, o rombo deveria ser rateado entre os eleitores do PT, que insistiram em manter no poder essa quadrilha que os demais lutavam pra tirar de lá… Mas sabemos que o rateio não será assim. Essa conta nós já estamos pagando, enquanto os bilionários continuam bilionários! Só nos resta a esperança de colocá-los (ou não tirá-los) da cadeia

  • Mendes,
    Pensei em não te responder pra não te dar palanque. Mas como na minha avaliação só tem dois tipos de petistas, os que se dão bem $$ com os governos do PT e os que ainda estão mal informados, é em favor desses resolvi esclarecer:
    Não existe exportação governamental de obras de engenharia, esses serviços são de interesse privado;
    O Fundo Garantidor dos calotes dos empréstimos do BNDES é bancado pelo governo, com o dinheiro daqueles que pagam impostos;
    O PT não fechou o orçamento sem déficit. Inclusive, foram as fraudes contábeis da Dilma, para esconderem esses déficits orçamentários não autorizados pelo congresso, é que a levaram ao impeachment

    Passe bem

  • O Grande Fim TRIUNFAL da Esquerda Comunista e seus Comparsas CORRUPTOS esta para ser o MAIOR Showwwww deste BRASIL ! Aguardem a Verdadeira Justiça vencerá . Brasil Acima de todos e DEUS acima de TUDO.

  • Boa noite,então enquanto não for critério ter curso superior para se candidatar a algum cargo publico vai ser assim .Assentar numa cadeira de uma faculdade quatro ou cinco anos não é fácil , deveriam fazer uma lei obrigando o candidato a ter formação acadêmica.

  • SEM CHANCE DE TER UM DIÁLOGO CIVILIZADO COM PETRALHAS E AFINS ,SÃO ESPECIALISTAS EM IMBECILIDADES CRÔNICA, FALTA DE CARATER , NÃO SABEM DIFERENCIAR O QUE É O BEM COMUM ,SÃO MEMBROS DE SEITAS QUE REPETEM UM MANTRA CANCERÍGENO ,VOCÊ EXPLICA , MOSTRA A PROVA ,MOSTRA O CORPO QUE jAZ SEM VIDA E ELES INSISTEM QUE É SÓ UM SONO

  • “…pro meu Porto Alegre não ter um trem para a zona norte enquanto a Venezuela tem e emprestado com dinheiro do BNDES?…” Será que é porque o seu governo não tem projeto ou porque não procurou o financiamento? O BNDES financiou o metrô do Rio e o de Fortaleza, poe exemplo.

  • O Fundo Garantidor a Exportação é formado a partir do prêmio pago pelos próprios tomadores dos financiamentos. O Tesouro é que se apropria do valor, bota tudo no mesmo saco e depois reclama dizendo que tem que bancar inadimplência.

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...