Sindicatos de funcionários dos Correios entram em greve



Os sindicatos dos Correios de todo o país entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (11).

A categoria se coloca contra a privatização da empresa, anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro. Além disso, pedem reajuste salarial com reposição da inflação do período.

A Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) informaram que todos os 36 sindicatos aderiram à greve.

Os sindicatos argumentam que a direção dos Correios, “a mando do governo, se negou a negociar com os trabalhadores”.

Eles alegam ainda que a intenção do governo é “acabar com os benefícios da categoria” e que por isso, “se negam a negociar o Acordo Coletivo”.

O que diz a empresa

De acordo com os Correios, a empresa participou de dez encontros na mesa de negociação com os representantes dos trabalhadores, quando foi apresentada a real situação econômica da estatal e propostas para o acordo dentro das condições possíveis, considerando o prejuízo acumulado na ordem de R$ 3 bilhões.

“As federações, no entanto, expuseram propostas que superam até mesmo o faturamento anual da empresa, algo insustentável para o projeto de reequilíbrio financeiro em curso pela empresa”, frisou.

Os Correios ainda salientam que, no momento, “o principal compromisso da direção dos Correios é conferir à sociedade uma empresa sustentável. Por isso, a estatal conta com os empregados no trabalho de recuperação financeira da empresa e no atendimento à população”.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

"Cheguei mesmo à conclusão de que escrever é a coisa que mais desejo no mundo" (C.L.) | Jornalista, Católica, 22 anos,

13 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Kkkkkk não deram um pio quando a aposentadoria sumiu na venezuela, mas aposentadoria não e um direito? Orem pela Mumia de Lenin.

  • Tolos. Não se dão conta de quem acabam endossando ainda mais a razão principalmente para a privatização. Que privatizem (tudo), e logo!

  • Sindicatos em greve? Mas desde quando os sindicalistas trabalham ? Acho que seria assim: -“Funcionários dos Correios sindicalizados entram em greve”. Brincadeira a parte, a melhor opção é privatizar, assim acabam os prejuízos financeiros e os cabides de empregos na empresa Correios.

  • #Privatizaçãojá! Funcionários dos Correios não aceitam sê-lo? Deveria ter uma lei proibindo greve em serviço público! Eles dizem que o povo que se lasque. Mesquinhos, não percebem que estão no mesmo barco.

  • Se já estivesse privatizada não dependeriamos só dessa merda de serviço, que ja é imprestável, ainda nos submetem à greves, escandalos de corrupção e péssimas gestões. De longe a pior estatal.

  • só quem NÃO quer a privatização dos correios são os próprios funcionários… a população brasileira está cansada de lentidão e preços caros.

  • Outra coisa que precisa ser investigado são os sindicatos! Parasitas que vivem sem fazer nada,sugando o dinheiro do trabalhador e atrapalhando empresários!

  • A privatização depende do congresso.Se ñ passar,acho q só abrindo o mercado p concorrentes e tirando o monopólio dos correios já será suficiente p quebrar as pernas deste elefante branco.Mostrando q num mercado justo,ou melhora o seriço ou quebra.

  • Alerta máximo, amanhã funcionários dos mercados entrarão em greve, estiquem tudo que der de comida. Ops, esqueci, se eles fizerem greve no outro dia estão na rua!!! Com TUDO que é público deveria ser assim!!!!

Blog Authors

Alexandre PachecoAlexandre Pacheco

Alexandre Pacheco é Professor de Direito na FGV, Advogado, Palestra...

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...