fbpx

TCU cavuca publicidade via Google no BNDES e vem à tona meio milhão para a Globo

 


Como o Terça Livre já havia noticiado, o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público da União se aliaram ao STF e à grande mídia para perseguir os apoiadores do presidente Bolsonaro num jogo em que a máquina do estado, que deveria ser usada para fiscalizar a probidade dos gestores das verbas federais, torna-se instrumento de perseguição política e desestabilização da Presidência da República em conluio com a imprensa.

Nessa trama, revelamos que as investigações de supostas irregularidades com o gasto público no TCU são instauradas com base em manchetes da grande imprensa. Em seguida, as investigações passam a fornecer matéria-prima de mais manchetes negativas contra o governo.

No fim de agosto, noticiamos aqui que o procurador do TCU, Lucas Rocha Furtado, numa dobradinha com o ministro Bruno Dantas chegaram a atropelar pareceres técnicos de auditores do TCU nos autos da representação TC 027.953/2020-3, em que os peritos negam que haja qualquer tipo de direcionamento da publicidade do BNDES veiculada via Google Adsense para sites alvos no inquérito da fake news no STF.

Pois bem, os técnicos do TCU elaboraram no último dia 11/09/2020 nos autos dessa investigação uma nova perícia das verbas de publicidade do BNDES, o que se descobriu é uma grande bomba!

Além de reiterarem que não houve pagamento para qualquer mídia perseguida pela sanha totalitária do STF via Google, os peritos descobriram que apenas no ano de 2019, o BNDES destinou  R$ 591.464,89 em publicidade para o Grupo Globo, para anúncios em revistas, jornais e na TV.

No total dos gastos com veiculação de publicidade do banco de fomento, cerca de quase seis milhões de reais, o Grupo Globo ficou com a fatia de mais de 10% desse total.

Será que agora a parceria da grande imprensa com o TCU continuará funcionando a todo vapor?

Irão enterrar a narrativa de um suposto esquema de financiamento via Google Adsense aos canais e sites que apoiam o Presidente?

Perícia dos auditores do TCU

Lista de anunciantes da publicidade do BNDES

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...