Temer vira réu novamente

temer


Michel Temer, ex-presidente do Brasil que passou a faixa presidencial para Jair Bolsonaro, está no banco dos réus novamente. A Justiça Federal aceitou mais uma denúncia contra Temer, que responderá por organização criminosa e obstrução de Justiça.

Mas, não foi só Temer, os ex-ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha também são réus por organização criminosa.

Relembrando

No dia 25 de outubro de 2017, na Câmara, os deputados rejeitaram o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar Temer e os então ministros, Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral). A votação favorável alcançou os 172 votos necessários para rejeitar a denúncia.

No dia 14 de setembro daquele ano, Rodrigo Janot, ex-procurador-geral da República, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer. Em junho, Janot já havia denunciado o presidente pelo crime de corrupção passiva. Desta vez, Temer foi acusado de liderar uma organização criminosa desde maio de 2016 até 2017.

De acordo com a denúncia, o presidente e outros membros do MDB teriam praticado ações ilícitas em troca de propina, por meio da utilização de diversos órgãos públicos. Além de Temer, foram acusados de participar da organização os integrantes do chamado “MDB da Câmara“: Eduardo Cunha, Henrique Alves, Geddel Vieira Lima, Rodrigo Rocha Loures, Eliseu Padilha e Moreira Franco.

Em consequência do resultado da votação, o processo ficou parado enquanto Temer estava no exercício do mandato de presidente da República, ou seja, até 31 de dezembro de 2018, entretanto Temer já perdeu o foro privilegiado e a chance de ter investigações travadas pela Câmara dos Deputados.

* Com informações de Agência Brasil

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...