Thaméa Danelon é candidata à Procuradoria Geral da República

Procuradora Thamea Danelon


Fontes seguras confirmaram ao Terça Livre na tarde desta segunda-feira (19/8) que a procuradora da República, Thaméa Danelon Valiengo, é candidata à Procuradoria Geral da República (PGR).

É um nome muito elogiado publicamente pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e se assumir a PGR trará fôlego à Lava Jato.

A indicação foi feita pelo Movimento Advogados do Brasil.

Um pouco sobre Thaméa

Procuradora da República do Ministério Publico Federal desde dezembro de 1999, atuando, desde o início, na área criminal, da Procuradoria da República em São Paulo/SP.

Atualmente, Coordenadora do Núcleo de Combate à Corrupção – NCC, de São Paulo/SP; Coordenadora da Campanha 10 Medidas contra a Corrupção em São Paulo.

Palestrante sobre temas relacionados a CORRUPÇÃO.

Procuradora Chefe Substituta dos Biênios 2004/2006 e 2014/2015.

Lecionou a matéria de Processo Penal nas seguintes instituições:

  1. UNIP (Universidade Paulista – ago/2001 a jul/2002);
  2. Federal Concursos (Curso preparatório para concursos);
  3. Exord (Curso preparatório para concursos);
  4. R, C & D (Rahal Chiarello e Dias (Curso preparatório para concursos)

Concluiu curso de Especialização em Direito Penal perante a Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo. Duração do curso: 1 ano. Início: fevereiro de 2000. Conclusão com apresentação de monografia: fevereiro de 2002. Conclusão de Mestrado em Direito Político e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2006. Apresentação de Monografia em fevereiro de 2007.

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

31 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Tem gente querendo saber se ela conservadora, a palavra de Sérgio Moro vale mais que qualquer conservador e Francisco orcrim é o PT e seus aliados.

  • Pelo nome já podemos ver que ela é a pessoa certa pro cargo!

    Parece que os pais dela eram fãs de J.R.R.Tolkien..

    Então ela só pode ser alguem com uma missão épica nessa vida chamando-se Thaméa Danelon Valiengo!

  • Não faço a mínima ideia de quem seja… e também não importa. O que basta saber é o tipo de gente com quem ela tem afinidade, amizade, etc.
    .
    No Brasil, não existe leis, instituições etc; existe pessoas com influência, acesso, trânsito, fidelidade de grupo, dívida de favores…
    .
    Agora, se ela tem firmeza de personalidade, convicção pessoal, é possível que não tenha se dobrado a nada disso para chegar onde chegou. E se for esse o caso, logo logo vão querer pintar uma imagem ruim dela, assassinar sua reputação. Esperemos para ver!!!

  • Essa mulher tem cara de PSDB!!!!
    É preciso tomar cuidado, porque muitos procuradores são com viés de esquerda ou preferem negociar assuntos como anticrime, aborto, armas etc…
    Sérgio Moro está se mostrando um positivista, um cara que parece que não aprendeu ainda que no meio político nós temos muitos infiltrados.
    Sérgio Moro, se viu os últimos vídeos do Olavo, não aprendreu nada ou ignorou.

  • Está alinhada com o conservadorismo e o Presidente Bolsonaro, sim, porque o que mais tem é procurado esquerda caviar.

  • – Mau necessário? A pior raça de profissional… ainda mais mulher… e loura ainda por cima! Ops… eu disse “por cima”? Hummm… me deu uma idéia, que tô quase retirando o que disse! Rs rs rs… Mas, essa cara fechada; não engana mais ninguém não!

    – Um país como este, em que transformaram o direito simples, prático e funcional do passado (fato e norma), em laico; e um nanico nordestino, apelidado de Miguel Realle, que cria uma teoria tridimensional (fato, valor e norma), pra esculhambar mais ainda…

    – É bem típico deste povinho, o qual em países da Europa, como França, Itália, R. Unido, Bélgica, Escandinávia, Rússia e até mesmo nos EUA, que cospem na sua frente, só para ver sua reação e fazer-te esbarrar com a imigração; onde esses, nem prestam informações ou demonstram qualquer apreço ou o mínimo de cortesia, mesmo quando abordados em lojas, coisa do interesses deles próprios!

    – Ãh… O que fizeram com o príncipe D. Pedro I, que traíra o próprio pai D. João VI, por amor ao Brasil; e com D. Pedro II e sua família, exilando-os na França (razão da descortesia); e mais pra frente, o que fizeram com um presidente popular, como Getúlio Vargas, levando-o ao suicídio; o mesmo acontecendo ao Jango, vítima de um golpe militar, os quais não aguentando o “rojão”, renunciaram às “Diretas Já” e devolveram o poder aos civis; e recentemente, procedem injustamente com o ex-bi-presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva e sua família, sem nada de concreto conseguirem provar, passando por cima de tudo o que é direito e legalidade; e assim também, foi com a ex-bi-presidente Dilma Rousseff (mulher de forte fibra) e que também, nada conseguiram de fato, provar alguma coisa. Ou estes são muito espertos… ou a autoridade brasileira é frouxa e extremamente incompetente! Acredito mais na segunda opção.

    – Olhem… tudo de ruim, que acontecer ao Brasil e a este povinho (e vai acontecer…); ainda será muito pouco e bem merecido!

    – Só peço À Deus, que conceda Forças e Graças aos pequeninos; que ainda bem, considero pouquissíssimos (não se pricipitem rs rs… eu me excluo destes)!

  • Nos Pingos nos Is estão dizendo que Antonio Carlos Simões Soares, nome apoiado pelo filho Flávio Bolsonaro já falou contra a operação Lava-Jato é amigo de Toffoli e Fux e já está falando como se já fosse o escolhido, Não podemos deixar esse militante ser escolhido.

  • É assim que o povo gosta de ser informado sobre quem é quem como candidato a alguma nomeação governamental. Essa pessoa mostra ter amplas condições para o cargo. É doido que o Brasil precisa.

  • Currículos técnicos bons têm aos montes por aí, o que é preciso saber é, à quem ela serve? O fato de ter sido elogiada pelo Moro não quer dizer nada, afinal lembram quando ele indicou a Ilona Szabó? O presidente vai precisar ter muito cuidado com essa escolha.

  • Ela parece bem técnica, bem profissional. Não conheço nada dela
    Algumas entrevistas aqui e ali. Ela seria capaz de.atingir as gigantes de comunicação?

  • Ótima candidata. Tem todo o meu apoio. Ou ela ou Deltan. Qualquer outro dos já ventilados é garantia da ORCRIM. Vetar tudo e nomear um dos dois, oprtunidade para o Capita fazer gol de placa. E estamos precisando…

  • Fernando, a juíza Ludmila Lins Grilo não pode ser nomeada Procuradora Geral da República. Ela integra o Poder Judiciário de Minas Gerais, e o cargo de PGR se destina a ser ocupado por Procurador de Justiça Federal. Não são a mesma carreira.

  • Se Sergio Moro confia nela, devemos confiar também, o Moro não é bobo não.
    Parabens pela escolha, Deus ilumine esta mulher.

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...