Theresa May: primeira-ministra britânica anuncia renúncia ao cargo

Theresa May


Theresa May, primeira-ministra britânica, anunciou nesta sexta-feira (24/5), que vai renunciar ao cargo no dia 7 de junho.

“Continuarei a servir como primeira-ministra até que o processo esteja concluído”, afirmou em entrevista na residência oficial.

A renúncia foi anunciada após a líder do Partido Conservador fracassar na condução do Brexit. Ela argumentou que é dever dos políticos implementar o que o povo decidiu através de um plebiscito votado em 2016: retirar o Reino Unido da União Europeia.

Brexit é abreviação de “British exit” (“saída britânica“), termo utilizado para falar sobre a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia.

“Fiz tudo o que podia para convencer os deputados a apoiar o acordo de saída. Infelizmente, não consegui. É agora claro para mim que é do interesse do país que seja um novo primeiro-ministro a liderar esse esforço”, afirmou a primeira-ministra.

Emocionada, ela acrescentou que foi a maior honra de sua vida ter sido a segunda mulher primeira-ministra no Reino Unido.

Sobre o Colunista

Redação TL

Redação TL

6 Comentários

Clique aqui para comentar

  • O mundo todo sofre do mesmo mal que ainda está impregnado no Brasil, esse caso é um exemplo para que lembremos que as pessoas não são de ferro e que se não dermos o devido apoio tudo pode ir por água abaixo.

  • Será que é necessário tanto esforço assim para implementar uma decisão por plebiscito? Se é assim no Reino Unido, quanto mais no Brasil. É necessário determinação e mão-de-ferro para que a decisão popular seja implementada contra vários outros interesses.

  • legal. ótima materia. mas gostaríamos de saber quem será o próximo primeiro ministro. e a sua saída foi pouco explorada. acho que deveriam dar mais visibilidade ao tempo.
    excelente trabalho.

  • Mesmo tendo a honra de ser a segunda primeira-ministra, está muito longe de estar ao nível de Margaret Thatcher

Colunistas

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...