BrasilEleições 2018Notícias

TSE decide que Lula está inelegível

Presidiário tentava uma candidatura à presidência da República

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condenado no âmbito da Operação Lava Jato a mais de doze anos de prisão, está inelegível. Foi o que decidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite dessa sexta-feira (31).

Até o fechamento dessa matéria, cinco dos sete ministros consideraram o presidiário inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. Apenas Edson Fachin defendeu que Lula teria direito à candidatura apesar da lei. O ministro se baseou na recomendação do Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) em favor da participação do petista no pleito.

Luís Roberto Barroso, o relator do pedido no TSE, foi o primeiro a votar pela retirada de Lula da disputa, em razão de condenação por corrupção e lavagem de dinheiro em órgão colegiado.

Os demais membros do tribunal que já votaram: Admar Gonzaga, Og Fernandes, Jorge Mussi e Tarcisio Vieiravotaram pela rejeição do pedido da defesa.

A decisão em desfavor de Lula ocorre exatamente dois anos após a primeira grande derrota petista, a decisão no Senado pelo impeachment da ex-presidente Dilma, no dia 31/8/2016.

A decisão, que seria óbvia em qualquer país verdadeiramente democrático, trazia, até o momento, um clima de incerteza e insegurança à corrida presidencial.

Tags
Ver mais

Fernanda Salles

Jornalista/Repórter

Artigos relacionados

23 Comentários

  1. Bolsonaro responder a a estupro racismo e a prática de crimes de nazismo preconceito e mais um filhote de Hitlerzinho todos os eleitores de Bolsonaro são nazista racista machista e prática de crimes a favor da violência contra mulher homesexual a lésbicas bissexuais e transgêneros e negros e índios cuidado com Hitlerzinho

  2. Excelente matéria, Fernanda!
    Parabéns Terça Livre!
    Que Bolsonaro vença e que o Brasil deixe de ser esse narcoestado e seja devolvido aos cidadãos brasileiros.

    Lula preso até morrer!
    Porque lugar de bandido é na cadeia ou embaixo da terra.

  3. um pão com mortadela e um copo de groselha aguada os bichos estão revoltados subindo nas tamancas, tem um que disse que o Bolsonaro responde a um monte de processos, mas é o candidato dele que está preso.

  4. nos que somos da direita nao temos bandido de estimação, se o Bolsonaro pisa na bola deixamos de apoiar ele, nos estudamos, temos o habito de leitura e temos nossa propria consciência, não a vendemos por um pão com mortadela nem tao pouco deixamos ela ser usurpada, por qualquer professorzinho de Federal pseudo revolucionario utópico.

  5. Ora ora…. Agora sabemos que o Terça Livre está cada vez mais relevante quando vêem defensores de ladrão despejar ódio aqui.
    Significa que estão no caminho CORRETO! Força Terça Livre!!

  6. CHUPA petralhas !!! kkkkkkkk

    bando de pão com mortadelas, as urnas é livre mas o luLADRÃO não !! kkkkkkkkkkkkkk

    aqui é BOLSONARO seus otários, tudo bando de corno kkkkkkk

  7. Petistas ladrões malditos chega da escoria nesse pais vocês destruíram e roubaram praticamente a vida toda incentivaram os ladroes que até formaram uma organização criminal agora chega essa Lula maldito e o diabo que está sendo escurraçado do mundo seja quem for que liderem esse país será melhor do que esse maldito avante Brasil ainda tem esperança

  8. Não sei o que é mais divertido, ver mais uma derrota do molusco ou ver o desespero dos comunas kkkkkkk. Chupa ptralhas. #BOLSONAROPRESIDENTE

  9. A pergunta que não quer calar… Sera que agora as pesquisas de intenção de votos, vão ser maquiadas pra que o Haddad fique em primeiro???

  10. Seria inadmissível que o tse liberasse o luladrao para concorrer ao pleito. Se assim fosse decidido, todos os criminosos presos neste pais poderiam também participar das eleições como candidatos.

  11. A comunistada ignorante tá espumando de raiva por aqui kkkkkkkkkk, chorem mais, bando de mortadela, e Nazista é o cu da suas mães kkkkkkkk

  12. Parabéns Fernanda Salles pela matéria! Fiquei muito decepcionado com o voto do fachin, ele queria permitir que um presidiário fosse candidato a presidente? Que vergonha! E se baseou na lei da onu comunista rasgando nossa constituição e lei brasileira pra obedecer a lei estrangeira da onu? que vergonha fachin perdeu meu respeito e acredito que de todos que o viam como parcial em sua decisões!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close