União gastou R$ 847 mil com assessores e motoristas de Lula durante prisão



A equipe de assessores e motoristas de Lula custaram R$ 847 mil aos cofres da União entre os anos de 2018 e outubro de 2019.

Os dados informados pela Secretaria-Geral da Presidência a pedido do UOL e divulgados nesta sexta-feira (14). Por lei, os ex-chefes de Estado brasileiros tem direito a uma equipe de oito pessoas, escolhidas por livre nomeação, paga com o orçamento da Presidência de forma vitalícia.

Podem ser nomeados 4 servidores para segurança e apoio pessoal; 2 servidores para assessoramento e 2 motoristas para os respectivos carros oficiais.

Questionada pela reportagem do UOL, a assessoria de Lula disse que a existência de uma equipe de apoio pessoal é estabelecida pela legislação e que não é o ex-presidente que define isso.

A matéria ainda diz que não houve esclarecimento sobre que atividades os assessores, seguranças e motoristas desempenharam enquanto Lula estava na cadeia.

Em 12 de abril de 2018, nove dias após Lula ser preso, um juiz federal da 6ª Vara Federal de Campinas (SP) determinou de forma provisória a retirada imediata dos benefícios de Lula como ex-presidente.

À época, o juiz avaliou que Lula não precisava dos seguranças bancados pela Presidência por estar sob a custódia permanente do Estado e sob a proteção da Polícia Federal.

“Ele também considerou que não eram necessários os motoristas, carros e demais assessores, porque estava com a locomoção restrita e afastado dos ‘afazeres normais, atividade política, profissional e até mesmo social’. Seis assessores de Lula foram exonerados em 24 de maio de 2018, de acordo com publicação do Diário Oficial da União cinco dias depois. No entanto, após recurso, os advogados do ex-presidente conseguiram suspender a ação e reaver os benefícios na Justiça. Assim, a Secretaria-Geral renomeou os assessores em 14 de junho daquele mesmo ano”, diz UOL.

Colunistas

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...