Viés esquerdista da universidade brasileira é principal fator de destruição do país, diz pesquisador

manifesto universidade


O Terça Livre ouviu ontem (7/10) o professor Marcelo Hermes Lima da UNB, um dos criadores do movimento Docentes pela Liberdade (DPL), que falou sobre o quadro caótico e deprimente do ensino superior brasileiro.

O movimento dos docentes foi fundado em 13 de maio deste ano e ganhou muita força no meio da educação. Marcelo nos contou como o movimento nasceu e se desenvolveu a partir de uma explosão orgânica, manifesta pelo interesse espontâneo dos professores universitários que varreu o país inteiro.

O professor também abordou o tema dos constrangimentos que docentes sofrem por, simplesmente, não concordarem com as ideias da esquerda política, desenhando um quadro triste de discriminação que gera prejuízos para a economia.

Das iniciativas educacionais mais alinhadas com a direita política, conseguiram destaque esta década o Escola Sem Partido (ESP) e o combate ao método Paulo Freire com base no livro do historiador brasileiro, Thomas Giuliano. Este ano o movimento dos professores fez muito barulho, influenciando inclusive decisões governamentais da gestão Bolsonaro.

De acordo com ele, a educação nos Estados Unidos também vem sofrendo defasagem na qualidade pelos mesmos motivos que nós, antecedendo o Brasil em prejuízos educacionais.

Marcelo expôs números impressionantes do impacto que o ensino superior sofreu e a consequente queda nos rankings mundiais.

Sobre assuntos recorrentes, como o orçamento, o professor foi categórico: “com apenas um quarto do orçamento na educação, o Chile está muito melhor que o Brasil“.

Confira a entrevista completa

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

6 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Todas as reitorias das universidades públicas são corruptas e casadas com narcotráfico.
    A nossa federal aqui deve mais de dez milhões em conta de luz com multa diária de cinco mil reais, para onde foi o dinheiro?
    Temos até mesmo intercâmbio para Cuba.
    Eu vi com meus próprios olhos tráfico de drogas correndo livre dentro da universidade.

    Enquanto isso os pais ficam em casa assistindo novela e futebol.

  • Tenho uma opinião fundamentada sobre isto.
    Na guerra , vale tudo , mas existem ambulâncias com uma enorme cruz pintada sobre fundo branco , dizendo que é um transporte de feridos e não tem poder ofensivo , e resumindo , na pior das carnificinas , ainda prevalece algum tipo de regra.
    Quer ver um lugar aonde não há nenhuma regra e se você cobrar algum tipo de regra , estarão rindo na sua cara pela sua ingenuidade e insensatez ? A luta das esquerdas pelo poder . Para eles , tudo vale.
    Imagine um jovem que depois de 11 anos de estudo , ao ingressar no curso superior , vê diante de si um professor que tem uma única finalidade : doutrinar todos conforme cartilha esquerdista. E não é só um professor , mas a grande maioria e ano após ano, ao invés de aprender a verdade , tem uma só versão dos fatos.
    Quando fiz engenharia , passei pelo mesmo processo , mas a vida se encarregou de pôr na minha frente as outras versões dos fatos , e pude tirar uma media de tudo , sendo que na maioria das vezes , a verdade se coloca exatamente no meio dos extremos.
    Uma sociedade é evoluída quando a ética , moralidade e honestidade são preservadas sem que haja uma lei com este objetivo . Aprendem no berço , depois em casa e finalmente na escola , com professores que presam estes valores .
    E porque o Brasil está podre ? Os pais hoje em dia não tem tempo para os seus filhos , pois precisam trabalhar e as creches tentam fazer os papeis que a família deveria fazer . Quando vão para escola fundamental , encontram ali professores com salários de barnabés, que já são militantes de esquerda , e por fim , no curso superior , a lavagem cerebral é finalizada . Desta maneira , como o Brasil pode dar certo ?

  • 17 anos de idade o adolescente no auge de empolgação e motivação hormonal! presa fácil para ideologias da “esquerda puritana”

  • “é principal fator de destruição do país, diz pesquisador”

    “DIZ PESQUISADOR”

    Vocês estão de sacanagem???!
    Mude essa porcaria aí, está parecendo matéria da folha!

  • ai meu corazon, vc é burrou ou faz de conta que é? O “diz pesquisador” é uma chamada para ler a reportagem. E na no texto se encontra quem é o tal pesquisador, que tem nome, sobrenome e principalmente onde ele pode ser encontrado caso queira saber algo que a reportagem diz.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...