Weintraub manda recado aos bolsistas: “Tem que ter compromisso de pesquisar uma coisa que melhore a vida de todos”

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


“Eficiência, boa gestão, respeito ao dinheiro do pagador de imposto geram resultado”, disse Abraham Weintraub em vídeo publicado em suas redes sociais nesta sexta-feira (4).

O ministro da Educação explicava a “mágica” utilizada para liberar 3.861 bolsas de pós graduação em 23 dias.

“Como é essa mágica de buscar mais resultado com menos recurso que a gente tinha no passado? A gente busca eficiência, a gente olha os contratos antigos, vê se tudo que era gasto era necessário. Porque a gente tem respeito pelo dinheiro suado que vem do seu bolso quando você paga impostos”, disse.

Ainda de acordo com o ministro, o resultado está relacionado ao compromisso do presidente Jair Bolsonaro em melhorar a vida dos pagadores de impostos.

Weintraub ainda mandou recado aos pesquisadores:

“Quanto às bolsas, é bom que seja dito: quem recebe uma bolsa do nosso dinheiro tem que ter o compromisso de pesquisar uma coisa que melhore a vida de todos nós, como a cura da dengue, como a cura do mal do chagas ou algum produto ou serviço que toda a sociedade brasileira vai se beneficiar”.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

"Cheguei mesmo à conclusão de que escrever é a coisa que mais desejo no mundo" (C.L.) | Jornalista, Católica, 22 anos,

10 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Ridículo este ministro. Então para esse cara somente a área de medicina merece o dinheiro das bolsas, correto?
    Por isso que a desigualdade no país é tão grande, por isso que o sistema educacional brasileiro é uma vergonha, por isso que as demais áreas fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade são débeis.

  • Isso aí! Chega de ficar financiando maconheiro vagabundo!!!! Tem aue justificar o valor da bolsa, ser útil para todos, afinal, todos pagamos! Chega de financiar “Estudantes” pra ficarem militando a anarquia às nossas custas!

  • Isso mesmo, Ministro! Sempre pensei desta forma, pesquisa financiada com dinheiros públicos, tem que ter uma função voltada para o interesse da sociedade. Basta desses financiamento de bolsas para assuntos inúteis e de caráter ideológico, seja de esquerda ou de direita também.

  • Flávio Francisco tu é analfabeto funcional???
    O ministro da educação, apenas, exemplificou os tipos de pesquisa que podem ser realizadas nas instituições públicas. Em nenhum momento da fala do ministro ele restringe a pesquisa a área médica. Ele diz explicitamente que tem que ser pesquisado algo útil para a sociedade tais como: a cura da dengue, como a cura do mal do chagas ou algum produto ou serviço, ou seja, tem que pesquisar algo que traga um benefício real a sociedade brasileira.

  • Este ministro não tem ideia que a maior parte das pesquisas de base não possuem aplicações práticas a curto prazo?

    Esqueçam uma nova medalha fields e o programa de excelência em matemática que o Brasil construiu nas últimas décadas, matemática pura não serve para nada né.
    Esqueçam alguma chance de um nobel em física também, dominar a fronteira do conhecimento também não é importante, computação quântica é coisa para as potências do futuro, não para um exportador de commodities.

    Estamos formando excelentes cientistas para serem exportados para o exterior.

  • “… algum produto ou serviço que toda a sociedade brasileira vai se beneficiar”. Muito bem, Ministro, nada mais justo que os benefícios gerados com o dinheiro do contribuinte beneficie a todos.

  • Flavio, a analfabetos funcionais como tu, é que não quero que seja dado o dinheiro dos impostos que eu também pago.

  • Flávio, a analfabetos funcionais como tu, é que eu não quero que seja dado o dinheiro dos impostos, que eu tambem pago.

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...